Pular para o conteúdo
Início » Senadora parabeniza UFS por 1º lugar em ranking entre universidades do Nordeste

Senadora parabeniza UFS por 1º lugar em ranking entre universidades do Nordeste

Ranqueamento internacional coloca instituição entre as três melhores do Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi considerada a melhor universidade do Nordeste no World University Ranking, realizado pela Times Higher Education, uma das principais revistas do mundo sobre educação superior. A senadora Maria do Carmo Alves (PP-SE) felicitou a instituição pela posição no ranking, destacando a relevância da UFS para a produção científica e desenvolvimento socioeconômico do Brasil e, em especial, de Sergipe.

“O reconhecimento pela Times Higher Education é reflexo do valoroso e digno empenho da Universidade Federal de Sergipe em realizar ciência de alta qualidade e preparar estudantes para a vida profissional e acadêmica, provendo-lhes, ainda, uma formação cidadã. Por isso, parabenizo professores, alunos, técnico-administrativos e a todos aqueles que contribuem para o funcionamento da instituição. É emocionante e muito gratificante representar, no Senado Federal, um Estado que, entre tantas qualidades, abriga uma universidade de tanto prestígio e que tanto tem contribuído para o progresso do Brasil e de Sergipe”, afirmou a parlamentar.

Ela destacou que, em um universo de 59 universidades nacionais, o World University Ranking coloca a UFS entre as três melhores do País, ao lado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A instituição fica atrás somente da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Campinas (Unicamp), que ocupam, respectivamente, a primeira e a segunda colocação.

O ranking, realizado desde 2004, contou neste ano com 1.662 instituições de ensino superior, e analisou indicadores de ensino, pesquisa e citações, transferência de conhecimento, e perspectiva internacional. A categoria em que a UFS melhor se saiu foi a de citações, obtendo 87 pontos numa escala de 0 a 100. Para a senadora, o ótimo ranqueamento, também, mostra como a Universidade é capaz de driblar adversidades e continuar entregando resultados excelentes.

“Nós somos o menor Estado do Brasil, mas somos muito resilientes, inventivos e determinados. A UFS é uma Universidade nova em relação a outras brasileiras, como USP e UFMG, mas isso não a impediu de se consolidar nacionalmente. Mesmo com cortes em seu orçamento, que, infelizmente, ocorrem há alguns anos, a instituição continua a demonstrar muita força, superando desafios para entregar ciência qualificada a profissionais e pesquisadores sublimes, que contribuem para o crescimento do Brasil. É só por meio da educação e da produção científica que poderemos avançar. Sem isso, não há viabilidade de desenvolvimento”, enfatizou Maria do Carmo Alves.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter