Sergipe celebra 197 anos da Independência do Brasil

Com o tema ‘Pacto Sergipano pela Alfabetização na idade certa – Alfabetização Pra Valer’, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em parcerias com entidades civis e militares, celebra o 197º ano da Independência do Brasil, com Desfile Cívico, no próximo sábado, 7 de setembro. A solenidade de abertura terá início às 8h, na avenida Barão de Maruim, em Aracaju, com a participação de corporações civis, militares e escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino.

Abrindo oficialmente as comemorações, o governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas Silva, o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho e autoridades militares constituídas, no momento, realizarão o hasteamento das bandeiras do Brasil, Sergipe, Aracaju e Mercosul.

Segundo Almir Garcez, chefe do Cerimonial da Seduc, este ano não haverá desfile temático. “Haverá apenas um tema a ser desenvolvido, mas não haverá carros temáticos. Desfilarão exército, marinha, aeronáutica, colégios estaduais e particulares, hipomóvel e o desfile comunitário” afirmou.

Além dos destacamentos militares, também compõem o desfile cívico 16 escolas da rede estadual, três da rede particular e o Instituto Federal de Sergipe.

Composição do desfile Cívico-Militar

PARADA MILITAR

A pé:

Destacamento da Marinha do Brasil (Capitania dos Portos)

28° Batalhão de Caçadores – Batalhão Campo Grande

Destacamento do Controle do Espaço Aéreo de Aracaju (FAB)

Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM-SE)

Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM-SE)

Polícia Civil do Estado de Sergipe

Destacamento Hipomóvel da Polícia Militar de Sergipe

Associação Sergipana de Equoterapia (ASE)

Motorizado:

28º Batalhão de Caçadores – Batalhão Campo Grande

Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM-SE)

Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM-SE)

Guarda Municipal de Aracaju (GMA)

Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT)

Hipomóvel:

Destacamento Hipomóvel da Polícia Militar de Sergipe

Associação Sergipana de Equoterapia (ASE)

DESFILE ESTUDANTIL

SECBANDA – Banda Interescolar da Seduc

Pelotão das Bandeiras – DEA

Pelotão representando as escolas da Diretoria Regional de Educação – DRE’8

C.E. Professor João Costa

C.E. Min. Petrônio Portela

C.E. 17 de Março

C.E. Sec. Francisco Rosa

C.E. José Rollemberg Leite

C.E. Dr. Manuel Luiz

  1. E. Prof. Paulo Freire
  2. E. Profa. Maria das Graças Azevedo Melo

E.E. Mons. Carlos Carmélio Costa

C.E. Barão de Mauá

C.E. Augusto Franco

C.E. Ivo do Prado

C.E. Prof. Valnir Chagas

C.E. Prof. Olavo Bilac

C.E. Atheneu Sergipense

O tema

O Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa – Alfabetizar Pra Valer – foi lançado na quinta-feira, 29 de agosto, e seu objetivo é unir forças com as redes municipais para beneficiar mais de 86 mil estudantes nas escolas públicas do estado com deficiência em leitura e escrita. O tema deste ano recai sobre a necessidade de diminuir os índices de Sergipe, na distorção idade/série dos estudantes das Redes Públicas Estadual e Municipais, matriculados nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.

Cerca de 80% dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental têm nível de leitura e de matemática considerados insuficientes em Sergipe, segundo dados da última Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Para reverter esse quadro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), lança o Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa – Alfabetizar Pra Valer, uma política de Estado com a finalidade de alfabetizar todos os estudantes da rede pública matriculados no Ensino Fundamental com maior deficiência em leitura e escrita.

O programa visa a garantir a melhoria do ciclo de alfabetização de crianças e jovens com ganhos maiores em Língua Portuguesa e Matemática, além de contribuir para a evolução escolar a fim de prevenir o abandono, a evasão e a distorção idade/série nos anos subsequentes à alfabetização. A expectativa é de beneficiar mais de 86 mil estudantes nas escolas públicas de Sergipe.

Email: contato@imprensa24h.com.br
Telefone: 79 98808-2651
Clique neste link para me enviar mensagens no WhatsApp

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta