Pular para o conteúdo
Início » SergipeTec firma contrato de gestão por mais cinco anos com a Sedetec

SergipeTec firma contrato de gestão por mais cinco anos com a Sedetec

O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) assinou contrato de gestão por mais cinco anos com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O acordo possui o objetivo de dar continuidade à parceria entre o Poder Público Estadual e o Parque, que é uma Organização Social Estadual (OS), que visa a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico local e regional.

A finalidade do contrato, que tem validade de cinco anos, é consolidar o SergipeTec como instrumento de desenvolvimento e pesquisa, atuando prioritariamente nas áreas de tecnologia da informação e comunicação; energia renovável (solar, eólica e hidrogênio verde); meio ambiente e biotecnologia; estímulo ao empreendedorismo e criação de ecossistemas de inovação; suporte a empresas de base tecnológica; e Inteligência Artificial, principalmente nos segmentos de Finanças, Agronegócio, Energia e Saúde.

“Sem dúvidas o contrato auxiliará o Parque a continuar atuando como instrumento de desenvolvimento e pesquisa em áreas que são prioritárias para a Sedetec e que constam no Planejamento Estratégico da pasta”, reforça o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho.

Para o presidente do SergipeTec, Eduardo Prado, este é um momento importante para o Parque e para o Governo, visto que o novo contrato traz novas metas e reforça a importância do trabalho desenvolvido no local. “Iremos trabalhar com foco, principalmente, em quatro programas centrais, que são extremamente estratégicos para nós e que são fundamentais para Sergipe. Na área de Inteligência Artificial (IA), queremos mostrar que o estado possui uma instituição que vai auxiliar no processo de transformação digital, não só da gestão pública, com a criação de produtos digitais diferenciados para o Governo, mas do estado como um todo”, ressalta.

Eduardo Prado frisa ainda o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de Hidrogênio Verde, o qual intitula como a “energia do futuro”; Energia & Sustentabilidade, com foco, principalmente, em energias renováveis, como a energia solar e eólica; e Empreendedorismo & Inovação, com a perspectiva de apoiar novas startups com tecnologia de alto impacto em Sergipe.

“Neste sentido, queremos estimular a criação de uma incubadora de startups no Parque, padrão CERNE (qualificação do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos), que tenha capacidade de desenvolver novas empresas – que utilizem tecnologias de alto impacto – em Sergipe, e fazer com que sejamos referência de inovação no Estado. Assim, iremos incorporar os quatro programas estratégicos e atualizados no cenário mundial e trazê-los para serem aplicados em Sergipe”, completa.

Sobre o SergipeTec

O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) busca a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico local e regional, através do fomento de atividades de pesquisa e de ensino, do apoio a empreendimentos de base técnica e industrial e da implementação de um parque tecnológico que contemple a gestão compartilhada de recursos humanos, materiais, físicos e técnicos, voltadas ao desenvolvimento social, institucional, econômico, da cidadania, da qualidade de vida e da promoção do pleno emprego, nas áreas de: Cultura; Ensino, Treinamento e Aperfeiçoamento; Pesquisa Científica e Tecnológica; e Proteção, Conservação do Meio Ambiente e Organização Adequada do Território.

O local foi inaugurado em junho de 2016 e desde então atua no fomento à criação de empresas de base tecnológica e à construção de redes de relacionamentos entre agentes do processo produtivo, da geração de conhecimento, do ensino, da pesquisa e da inovação.