STEAM TechCamp Brasil continua com inscrições abertas para compor rede de multiplicadores

O Programa STEAM TechCamp Brasil continua com inscrições abertas para a edição de 2021. Neste ano serão selecionados professores de Ensino Médio da Rede Pública de Ensino e professores dos Institutos Federais para integrar o programa que busca estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (CTEAM, em inglês STEAM).

 

Trata-se de uma iniciativa entre a embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).

 

As inscrições acontecem até o dia 4 de dezembro de 2020, por meio de preenchimento de formulário on-line e o upload de carta de recomendação, elencando as experiências anteriores envolvendo práticas de aprendizagem ativa de STEAM desenvolvidos pelo professor em escola pública.

 

A seleção dos participantes será realizada, no período de 7 a 12 de dezembro de 2020, pelo Comitê de Seleção, composto por docentes e pesquisadores da USP e profissionais do LSI-TEC e da Embaixada dos EUA no Brasil.

 

Os professores selecionados irão participar de atividade para integração dos participantes e preparação para o Encontro Virtual STEAM TechCamp BRASIL 2021, entre 19 a 22 de janeiro de 2021, além das atividades de formação, no período de 8 a 12 de fevereiro de 2021.

 

O edital cita que gestores e professores que participaram da seleção do programa em 2020, mas não foram escolhidos, podem se inscrever novamente. Participantes das edições de 2018, 2019 e 2020, já são Alumni da rede STEAM TechCamp BRASIL e não poderão ser inscritos para o programa de 2021.

 

Em Sergipe

 

O STEAM TechCamp Brasil desde sua primeira edição envolveu 180 educadores, com forte potencial multiplicador em todo o país. As ações locais, implantadas pelos educadores que participaram da formação, somadas até a edição de 2019, atingiram 400 cidades, 17.000 professores e 94.000 estudantes em todo o Brasil.

 

A professora de Física do Colégio Estadual Presidente Juscelino Kubitschek, Edigênia Ferreira Santos, de Nossa Senhora do Socorro, foi selecionada pelo Programa STEAM TechCamp Brasil para replicar em 2020 em Sergipe os conhecimentos adquiridos durante a jornada presencial de que ela participou, no período de 10 a 14 de fevereiro de 2019, na Poli-USP, em São Paulo (SP).

 

Acompanhada da professora Cecília Maria Aguiar Guimarães, servidora da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, às quais, juntamente com representantes de todos os estados do Brasil, participaram de oficinas em várias áreas científicas. Ao final dessa semana de imersão na USP, os educadores firmaram o compromisso de fazer uma ação para multiplicar os conhecimentos adquiridos no STEAM TechCamp durante o ano de 2020.

 

A frente de trabalho escolhida pela professora foi a realização de cursos e capacitações em formato virtual. Ela elaborou o projeto com o título “Curso virtual de capacitação docente em STEAM”, e, a partir dele, Edigenia capacitou 50 professores da Rede Pública Estadual da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O seu trabalho concorreu com os de outros estados do Brasil, e somente 12 projetos foram selecionados, incluindo o de Sergipe.

 

Confira mais informações aqui.

Preencha aqui o formulário on-line

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *