Turnover

O que leva um alto índice de rotatividade em algumas empresas? Será que o clima organizacional está diretamen ligado a esses números? 

 

Turnover significa a taxa de rotatividade de colaboradores em uma empresa. 

 

Pesquisas feitas pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, constatou que em 2016, um índice de 24% de rotatividade voluntária nas empresas brasileiras. Número esse bastante significativo para um país com poucas oportunidades. Já nas 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil, uma pesquisa feita em 2019, mostrou uma taxa de apenas 7% de pedidos de demissões voluntárias. O que vem evidenciar que um clima organizacional favorável, bem como valorização dos colaboradores, tem grande impacto na permanência dos colaboradores nas organizações. 

Conhecido como algo diretamente ligado à atmosfera psicológica, o Clima Organizacional reflete a visão coletiva que as pessoas tem do ambiente de trabalho, o que também está diretamente ligado aos índices de rotatividade. 

Um bom clima organizacional reflete positivamente em seus colaboradores, o que resulta em aumento de produtividade, engajamento entre os colaboradores com atitudes de cooperação entre eles. Sem dúvidas esse favorecimento gera satisfação de todos, inclusive dos clientes. 

Já um clima desfavorável, reflete negativamente e resulta em consequências como: 

  • Perda de grandes talentos que poderiam fazer total diferença na empresa; 
  • Turnover, refletindo em gastos com contratação, tempo e treinamentos; 
  • Menos produtividade, o que impacta na área financeira e na insatisfação do cliente; 
  • Engajamento zero com os objetivos da empresa; 
  • Falta de comprometimento, seja com metas, horários e resultado final; 
  • Baixa resolutividade e inovação; 
  • Disputa internas não sadias de egos;  
  • Doenças psicossomáticas e muitos atestados. 

  

Além dos itens acima citados, a empresa ainda tende a enfrentar grandes desafios para conseguir identificar e sanar toda essa problemática. 

 

Para medir o clima organizacional é de suma importância que o RH da empresa aplique ou contrate empresas terceirizadas que aplique a chamada “Pesquisa de Satisfação de forma imparcial e sigilosa, para que seja feita uma análise dos pontos negativos e positivos, e assim possam propor melhorias pontuais e objetivas, onde de fato requer. Tudo isso com periodicidade, traçando sempre um plano de ação coerente com a realidade da empresa. 

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Essa pesquisa de satisfação é um ponto muito importante para uma visão mais ampla da empresa, em um anglo de 360°, onde até as análises de perfis de colaboradores e líderes, ligados a determinados setores, podem ser pontos que precisam ser revistos, para melhor andamento dos processos e diminuir o índice de rotatividade. 

 

Existem outras ações que podem ser traçadas para que o clima organizacional não desague no turnover: como diálogos, feedbacks e reuniões objetivas onde todos possam ser ouvidos, mas principalmente, o gestor precisa estar aberto a perceber que algo não vai bem, quando o nível de insatisfação entre seus colaboradores é alto. Para Robbins (2002) o desempenho e a satisfação do funcionário tendem a ser positivamente influenciados pelas atitudes do líder. Desta forma a própria estrutura organizacional da empresa pode desmotivar um funcionário, como também o tipo de liderança exercido pelos seus líderes. 

 

Um bom clima dá ao colaborador o sentimento de pertencimento, lança nele o olhar de dono, tornando-o um intraempreendedor, fazendo refletir diariamente sobre a sua responsabilidade com as metas e objetivos da empresa, e vestir a camisa do “A minha, A sua, A nossa empresa”. 

 

Por Dayse Xavier Santana

 

Dayse Xavier de Santana 

Pedagoga, Especialista e Consultora Pedagógica 

Contato: daysesantana.consultoria@gmail.com

 

 

 

 

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