Pular para o conteúdo
Início » Unit: a pioneira do EAD em Sergipe completa 60 anos

Unit: a pioneira do EAD em Sergipe completa 60 anos

A Unit implementou e modernizou o ensino a distância, abrindo as portas da universidade para milhares de sergipanos.

No mês em que o Grupo Tiradentes celebra 60 anos de existência, a primeira instituição de ensino superior a lançar a modalidade de Educação a Distância (EAD) em Sergipe, a Universidade Tiradentes, também comemora os avanços conquistados no EAD. Com pioneirismo, tecnologia e inovação, após 20 anos de lançada a modalidade no estado, hoje, conta com 26 polos EAD instalados em outros cinco estados do Nordeste, contabilizando 17.692 profissionais formados por meio deste modelo de ensino.

Em 2002, a Unit foi uma das primeiras instituições nacionais a ter dois projetos autorizados pelo Ministério da Educação para serem oferecidos na modalidade a distância: um de graduação e outro de pós-graduação. “Se dermos uma olhada na perspectiva do que a Unit contribuiu para Sergipe está na democratização do acesso ao curso superior, principalmente no campo de formação dos professores. Essa contribuição é muito grande em termos de totalidade aqui no estado. O EAD começou a levar a Universidade onde efetivamente era uma necessidade e praticamente impossível para aqueles municípios em que conseguimos fechar parcerias logo no início”, explica o doutor Ronaldo Linhares, um dos idealizadores do EAD e hoje professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit.

Segundo ele, além de Canindé de São Francisco (SE), a prefeitura de São Cristóvão também foi uma das grandes parceiras para montar as primeiras turmas.  “Foi um trabalho coletivo, enfrentamos algumas dificuldades até concretizar esse projeto pedagógico. Uma dessas dificuldades à época se dava ao fato da indagação de que o ensino a distância pudesse não ter a mesma qualidade do presencial. Então começamos a pensar em diversas maneiras de colocá-lo para frente sem interferir na qualidade do ensino e maneiras de fazer com que as pessoas pudessem ter acesso”, ressalta Ronaldo.

Nestes 20 anos, o investimento da Unit em tecnologia e inovação, sem abrir mão da qualidade docente, reforçam a evolução do EAD na instutição.  “As ideias inovadoras das questões metodológicas para o EAD precisavam encontrar também ferramentas tecnológicas que dessem esse suporte, e não o contrário. É preciso ter bons modelos e boas ideias. Hoje eu vejo que o crescimento existiu após passar por diversas fases, já que a primeira concepção foi extremamente acadêmica para lograr êxito e a partir daí foi se tornando mais operacional e comercial para alcançar cada vez mais pessoas”, ressaltou o professor.

Hoje, a Unit EAD oferta 35 cursos, de áreas de humanas e sociais; saúde e exatas, contemplando áreas do conhecimento que são mais procuradas ano a ano, com currículos atualizados e corpo docente qualificado (mestres e doutores). A qualidade da Unit pode ser encontrada em 19 polos próprios e sete polos parceiros em Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí.

Realizando sonhos

A assistente administrativa da Unit EAD, Jussara Barbosa, foi aluna em uma das primeiras turmas de Letras-Português EAD da Unit. “A escolha pelo modelo de ensino se deu pelas dificuldades que eu tinha na minha rotina. Como eu trabalhava pela tarde e pela noite, o final de semana era o único dia que eu podia me deslocar para Laranjeiras e realizar minha graduação”, enfatiza.

Quem também cursou, há cerca de vinte anos, foi a assessora acadêmica da Unit, Tânia Santos. Ela também encontrou no EAD uma chance de poder concluir o ensino superior sem abrir mão de outras responsabilidades, como sua carreira e família. “Minha experiência foi maravilhosa! Na época, eu não tinha como estudar presencialmente todos os dias, porque além de ser dona de casa, também trabalhava tarde e noite. Ainda que naquela época eu precisasse me deslocar para Laranjeiras todo final de semana, para cursar o ensino superior, era algo que facilitava muito a minha vida. Só tenho a agradecer por ter me formado graças a Unit”, finaliza.