Nos dias 7 e 8 de outubro, Aracaju será o ponto de encontro da juventude católica do Nordeste. A capital sergipana sediará a 28ª edição do Encontro Anual do Movimento Escalada, reunindo mais de 1 mil jovens de três estados e 13 cidades. O evento será realizado no Ginásio Constâncio Vieira, com a presença do administrador apostólico Dom Vitor Menezes e de outras lideranças religiosas.
O Encontro Anual é o momento em que os alpinistas – termo que denomina os participantes do Movimento Escalada, que passaram pelo retiro de iniciação do grupo – celebram a alegria de serem jovens na Igreja, demonstrando o carisma presente no lema “Ser pessoa em clima de oração”. Como o nome já expressa, o evento acontece anualmente, sempre em uma das cidades que sediam o Movimento.
A primeira e única vez em que Sergipe recebeu o Encontro Anual ocorreu em 2014, com a participação de cerca de 800 jovens. Nove anos depois, a capital sergipana volta a ser a anfitriã do evento, e os alpinistas aracajuanos têm uma razão a mais para comemorar: em 2023, o Movimento Escalada completa 15 anos desde a sua chegada a Aracaju.
Todos os anos, o evento se organiza em torno de um tema que direciona as atividades do grupo. O Encontro Anual, portanto, funciona como uma culminância das reflexões acerca do tema, conduzindo o olhar dos alpinistas à prática da fé cristã. Em 2023, o Anual traz o tema “Com Maria, partir apressadamente para amar e servir”, remetendo aos princípios pautados pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa e à Campanha da Fraternidade (CF) deste ano. Além de evocar a presença de Nossa Senhora, essa inspiração chama a atenção para o problema da Fome, seja em sua dimensão física ou espiritual.
A programação do Encontro Anual é composta por palestras, testemunhos, apresentações artísticas e momentos de interação, além da Santa Missa e da Adoração ao Santíssimo Sacramento. Um dos diferenciais do evento é seu caráter social, que leva os alpinistas a experienciar sua espiritualidade por meio de gestos concretos. Este é o princípio das Oficinas, momento no qual os participantes se dividirão em grupos e sairão do Constâncio Vieira para vivências junto a ONGs, entidades filantrópicas, movimentos sociais e outros representantes da sociedade civil.
Movimento Escalada
Com 45 anos de atuação no Nordeste, o Movimento Escalada surgiu em São Paulo pela iniciativa de sua fundadora, Gília Eiras (in memorian). À época de sua criação, o grupo levava a proposta de iniciação cristã a partir de um final de semana de imersão espiritual em contato com a natureza, incluindo a subida de uma montanha. Desta prática, veio o nome do Movimento.
Em 1978, o Escalada foi implantado em Salvador, de onde foi levado de forma missionária às cidades de Canavieiras, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas e Una (Bahia), além de Petrolina (Pernambuco) e Aracaju (Sergipe). As atividades do Movimento são realizadas por meio de projetos, cada qual com um foco específico. Os projetos se dedicam ao estímulo da fé católica por meio da formação e catequese (Projeto Zonal), da oração (Projeto de Oração), da música (Projeto Música) e de ações sociais (Projeto Magnificat), entre outros vieses.
O QUÊ: 28º Encontro Anual do Movimento Escalada
ONDE: Ginásio Constâncio Vieira