Pular para o conteúdo
2º Workshop para organização da Rota do Mel em Sergipe conta com participação da Codevasf

2º Workshop para organização da Rota do Mel em Sergipe conta com participação da Codevasf

2º Workshop para organização da Rota do Mel em Sergipe conta com participação da Codevasf

No dia 5 de março, teve início o segundo workshop para a organização da Rota do Mel em Sergipe. Esta iniciativa, promovida pelo Conselho Estadual de Apicultura e Meliponicultura de Sergipe em conjunto com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, busca realizar um diagnóstico da cadeia produtiva do mel na região e planejar investimentos para o setor. O evento, que se estenderá até o dia 7 de março, está sendo realizado com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O workshop tem lugar no município de Tobias Barreto (SE) e foi inaugurado com a presença do superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Jefferson Costa, e do secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, juntamente com outras autoridades.

Durante as atividades do workshop, foi realizada a entrega simbólica de equipamentos de beneficiamento de mel para uma associação de produtores do município de Campo do Brito. Esses equipamentos, incluindo tanques decantadores, centrífuga elétrica, mesa desoperculadora e balança eletrônica, foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.

Jefferson Costa destacou o compromisso da Codevasf com o apoio à apicultura, ressaltando: “A Codevasf já soma cerca de 20 anos apoiando a produção de mel e pólen em Sergipe. Espero que esse evento seja um marco para a chegada de novos investimentos para essa cadeia produtiva que tem muito potencial para a geração de emprego e renda para o estado”.

A palestra inaugural do workshop foi ministrada pelo chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Superintendência da Codevasf em Montes Claros, Alex Demier. Ele compartilhou a experiência da implantação da Rota do Mel na região Norte de Minas Gerais. Outras palestras abordaram temas como a apicultura no semiárido, agregação de valor aos produtos apícolas e melhoramento genético em abelhas.

Além das discussões técnicas sobre a apicultura, um dos principais objetivos do workshop é definir uma carteira de projetos para a Rota do Mel em Sergipe. A meta é implantar dois polos no estado: um no semiárido e outro na região dos tabuleiros costeiros. Durante o evento, também será realizada a seleção de apicultores para compor o Conselho Estadual de Apicultura de Sergipe, que já conta com representantes de 15 instituições.

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter