Pular para o conteúdo
A partir desta quinta-feira, 16, prefeitura de Aracaju abre matrícula para vagas remanescentes na rede municipal

A partir desta quinta-feira, 16, prefeitura de Aracaju abre matrícula para vagas remanescentes na rede municipal

Na próxima quinta-feira, dia 16, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju, irá reabrir o Portal da Matrícula para a solicitação de vagas remanescentes, aquelas que não foram preenchidas nas fases anteriores da Matrícula Online 2023. Cerca de 4.040 vagas serão ofertadas para essa nova etapa, que segue até o final do ano letivo 2023, já que a rede pode receber alunos novos ao decorrer dos meses.

O processo de solicitação de matrícula nesta nova etapa é idêntico ao procedimento de cadastro para estudantes novos. A família deve acessar o Portal da Matrícula – https://www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline/, escolher a escola e cadastrar os dados. Logo após, a mãe ou o responsável tem 48 horas para entregar a documentação na secretaria da unidade de ensino. Caso contrário, a vaga voltará para o portal.
Até o momento, a rede municipal de ensino já conta com 28.226 vagas confirmadas para o ano letivo de 2023. A Semed contabiliza, ainda, cerca de 2.180 solicitações de matrículas pendentes: mães ou responsáveis fizeram a solicitação no site, mas não concluíram o procedimento com a entrega da documentação na secretaria da unidade escolar escolhida. O prazo para entregar os documentos é até às 17h desta terça-feira, 14.
“Abriu o sistema e não conseguiu vaga na escola desejada, recomendo muito que busque vaga em outras escolas da rede. Muitas vezes, a família quer matricular o filho em uma determinada unidade escolar e nós compreendemos isso, mas se aquela não tem mais vagas disponíveis, pedimos que procurem na escola mais próxima, no mesmo bairro ou nos vizinhos”, ressalta o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu.
O gestor pontua algumas parcerias fundamentais nesta fase de solicitação de vagas remanescentes e durante todo o ano letivo. A equipe técnica da Semed atua com o apoio das próprias famílias, as equipes das escolas e os conselhos tutelares, que atuam diretamente, junto à Educação, no trabalho de busca ativa escolar durante todo o ano.
“Este ano disponibilizaremos um cadastro no próprio Portal da Matrícula para podermos monitorar as famílias que não conseguiram vagas na escola para seus filhos. Surgindo uma vaga no sistema, entraremos em contato com as mães e responsáveis. Organizamos a nossa logística para montar grupos de estudantes de uma determinada região e garantir o transporte para que eles possam estudar no bairro mais próximo da sua residência”, pontua o secretário.
Central da Matrícula
A partir deste ano, a Central da Matrícula, estrutura montada para oferecer orientação e sanar dúvidas da população por telefone, irá funcionar durante todo o ano letivo. Os telefones disponíveis à população são os seguintes: (79) 3179-1538 / 3179-1574 e o 98106-2969 (WhatsApp), funcionando de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
“É preciso frisar que é importante estar com os documentos em mãos no momento de cadastro do Portal da Matrícula. Assim, o processo de solicitação será mais ágil e não haverá o risco do responsável pelo aluno perder uma vaga por conta da demora em concluir o processo no sistema. Outro ponto fundamental é lembrar de levar a documentação na escola o quanto antes, já que só assim a matrícula será efetivada”, explica a coordenadora da Central da Matrícula, Lucianna Rollemberg.
Início das aulas

O início das aulas da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2023 está marcado para o dia 27 de fevereiro. No dia 23, no Teatro Tobias Barreto e Centro de Convenções AM Mall de Sergipe, a Educação de Aracaju promoverá a Jornada Pedagógica 2023. O intuito é qualificar ainda mais professores e educadores a partir de atividades de capacitação, orientações pedagógicas e alinhamento com planejamentos de estratégias e ações da Semed.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter