Ana Patrícia e Duda, dupla número 1 do mundo, confirmaram seu favoritismo e estarão na grande final do vôlei de praia feminino nos Jogos Olímpicos Paris 2024. A sergipana Duda e sua parceira enfrentaram um desafio duro na semifinal contra as australianas Mariafe Artacho del Solar e Taliqua Clancy, medalhistas de prata em Tóquio 2020. A partida, realizada nesta quinta-feira, 8 de agosto, foi marcada por uma virada emocionante, com as brasileiras vencendo por 2 sets a 1 (20-22, 21-15, 15-12), em 57 minutos de jogo.
Na outra semifinal, as canadenses Melissa e Brandie garantiram sua vaga na final ao derrotar as suíças Huberli e Brunner por 2 sets a 1, em um jogo igualmente acirrado. A final será histórica, pois será a primeira vez que uma dupla do Canadá disputará o ouro Olímpico. A decisão está marcada para sexta-feira, 9 de agosto, às 17h30 (horário de Brasília).
Ana Patrícia e Duda foram a única dupla brasileira a alcançar as semifinais do vôlei de praia em Paris 2024, superando as expectativas. Carol Solberg/Bárbara e George/André foram eliminados nas oitavas de final, enquanto Evandro/Arthur caíram nas quartas. A dupla brasileira vem de um ciclo Olímpico vitorioso, com a conquista do Campeonato Mundial em 2022 e a prata em 2023, além do ouro nos Jogos Pan-Americanos 2023.
O Brasil já conquistou sete medalhas no vôlei de praia feminino em Jogos Olímpicos, incluindo o ouro na primeira edição, com Sandra Pires e Jaqueline Silva, e mais três pratas e dois bronzes. Agora, Ana Patrícia e Duda têm a chance de adicionar mais uma medalha ao legado do Brasil no esporte.