A iniciativa tem como objetivo atender a população de adultos e idosos
O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju, por meio da Liga Acadêmica de Audiologia Clínica (LAAC), em parceria com o Grupo de Pesquisa e Iniciação Científica da Instituição, promove uma ação de triagem auditiva gratuita e aberta à comunidade. Ela acontece em 21 de fevereiro, durante a manhã, no município de Nossa Senhora do Socorro, no espaço da Academia da Saúde Polo Marcos Freire II – Praça da Juventude.
A programação conta com a aplicação do questionário HHIE-S (Hearing Handicap Inventory for the Elderly –Screening Version), utilizado para identificar a percepção do próprio indivíduo sobre possíveis dificuldades auditivas no cotidiano. Ele é composto por perguntas simples que avaliam os impactos emocional e social da audição. Os participantes com indicativo de alteração na triagem inicial podem realizar o exame de Emissões Otoacústicas (EOA) com equipamento portátil. Esse é um teste objetivo, rápido e indolor, o qual avalia o funcionamento das células ciliadas externas da cóclea (orelha interna).
Além disso, são distribuídos folders informativos. Eles contêm orientações sobre prevenção de perdas auditivas, cuidados com exposição ao ruído, sinais de alerta para alterações auditivas e importância da avaliação fonoaudiológica periódica.
“A ação reforça o compromisso da UNINASSAU, por meio da LAAC, com a promoção da saúde, a formação acadêmica qualificada e a responsabilidade social junto à comunidade. A identificação precoce possibilita encaminhamentos adequados e intervenções oportunas, prevenindo agravamentos e reduzindo impactos funcionais”, explica a professora do curso de Fonoaudiologia da Instituição de Ensino Superior, Isabel Sabatini.

