Pular para o conteúdo
Advogado especialista em Direito Bancário dá dicas para evitar golpes financeiros no carnaval

Advogado especialista em Direito Bancário dá dicas para evitar golpes financeiros no carnaval

Forró Caju 2025

Com o início do tradicional período de festas e celebrações carnavalescas, foliões de todos os cantos do país se preparam para a diversão tomar conta das ruas das cidades brasileiras. Todavia, o carnaval é, também, uma das épocas em que mais são registrados golpes e fraudes financeiros em todo o ano. Segundo o advogado Breno Seroa, especialista em Direito Bancário, o cuidado em transações bancárias deve ser dobrado durante o período.

“É de conhecimento geral que a época do carnaval, infelizmente, traz consigo uma grande quantidade de crimes e fraudes bancárias. Nos últimos anos, um golpe que vem sendo registrado frequentemente é a alteração do valor na maquineta durante uma compra, onde o ambulante anuncia um produtor por um valor X e se aproveita da falta de atenção do folião para cobrar 5, 10 vezes mais sem que o comprador perceba”, disse. “É preciso prestar bastante atenção em compras no débito ou crédito e sempre verificar se o valor que aparece na máquina condiz com o anunciado pelo vendedor”, adiciona.

O especialista afirma, ainda, que falsos links para eventos também são um grande expoente dos golpes financeiros aplicados durante o período. “Com a grande quantidade de festas e shows acontecendo simultaneamente, criminosos se aproveitam para gerar falsos links de pagamento e alguns geram até recibo de compra. Para evitar esse tipo de golpe é preciso se alertar ao tipo de link e só efetuar compras em sites que foram mencionados pela organização do evento, além de conferir se as informações descritas estão de acordo”, explica.

O advogado aconselha que os recursos de localização do celular se mantenham ativados e que aplicativos de banco possuam uma camada extra de proteção, como desbloqueio apenas por biometria, por exemplo. Além disso, recomenda evitar transitar com grandes quantidades de dinheiro físico e cartões desnecessários, mantendo a atenção ao ambiente e evitando distrações prolongadas com o celular na mão. “Com cuidado e seguindo as recomendações, é possível aproveitar o momento com tranquilidade e diversão”, conclui.