Pular para o conteúdo
Alunos de Arquitetura da Unit realizam projetos residenciais em comunidades em situação de vulnerabilidade

Alunos de Arquitetura da Unit realizam projetos residenciais em comunidades em situação de vulnerabilidade

O Núcleo de Projetos, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo (NUPPE) oferece serviços de arquitetura e de usucapião 

Para muita gente, aquele sonho de regularizar o imóvel pode ser quase impossível de realizá-lo. Pensando nisso, o Núcleo de Projetos, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo (NUPPE) da Universidade Tiradentes (Unit) atua como um importante meio de aplicação da Lei de Assistência Técnica – prestação de serviços de arquitetura e engenharia para a população que não tem acesso e não pode pagar o valor de mercado. 

Em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unit, comunidades passam a ter acesso a serviços como elaboração de projetos de Arquitetura para fins de usucapião, por exemplo. 

A coordenadora do NUPPE, professora Rayane de Oliveira Silva Alves, explica que os projetos são realizados juntamente com o NPJ,responsável pela parte documental, que serve para fazer a requisição da propriedade legal do imóvel. 

“Os requerentes procuram o NPJ, que é responsável por passar os contatos e endereços dos solicitantes para o NUPPE. A partir dessa triagem, a coordenação do NUPPE faz contato com os requerentes para agendar as visitas juntamente com um grupo de alunos para que seja feita a medição do imóvel, levantamento fotográfico e cadastro de dados para a elaboração dos projetos”, conta.

Devido a pandemia, o NUPPE retornou com o trabalho presencial no segundo semestre de 2022. Nesse período, os alunos sob a supervisão da coordenadora já visitaram e elaboraram projetos de nove residências. “Mediante agendamento prévio, a equipe de alunos e coordenadora realiza semanalmente visitas aos endereços dos requerentes para a medição dos imóveis, levantamento fotográfico e análise dos materiais de acabamento dos ambientes”, disse.

A professora Rayane conta que os alunos trabalham em diversos setores divididos e definidos no início de cada semestre. “Até o final do ano letivo a programação é visitar e elaborar projetos de mais treze residências. Com estes dados coletados, os alunos retornam para a sala do NUPPE, e ao longo da semana, vão desenvolvendo o projeto sob orientação da coordenadora do Núcleo”, salienta.

“Após finalização, os projetos são enviados para o NPJ para dar seguimento ao processo legal. A equipe responsável pela Usucapião passou por um treinamento inicial promovido pela coordenadora do NUPPE para a elaboração dos projetos relativos a este processo”, conclui.

Os interessados em participar das ações desenvolvidas pelo Núcleo, precisam ter o perfil adequado para serem atendidos pelo NUPPE, podendo ter mais informações pelo contato: (79) 3218-2323.

Asscom Unit

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter