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Alunos do curso de cabeleireiro do Senac de Glória apresentam projeto de olho no mercado dos cachos

Alunos do curso de cabeleireiro do Senac de Glória apresentam projeto de olho no mercado dos cachos

Alunos da primeira turma do curso de cabeleireiro, ofertado pela unidade do Senac/SE, finalizaram o curso com a apresentação do projeto integrador “Transição Capilar – Impactos provocados e resgate de identidade”.

Os sete alunos concluíram uma carga de 400 horas/aula e escolheram o tema por ser uma tendência de mercado crescente na atualidade, com mulheres exibindo seus cachos naturais, com personalidade e estilo.

Orientados pela instrutora Mara Angélica, o projeto foi desenvolvido durante o mês de novembro, envolvendo análise de laboratório, uso de produtos para cada tipo de cabelo e o resultado alcançado.

“Fazer a transição é uma decisão que envolve autoestima, aceitação e paciência, já que em alguns casos é um processo longo. Muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre a transição e procuram ajuda para começar o processo que vai muito além de se livrar da química, tornou-se uma espécie de grito de liberdade contra os padrões de beleza pré-estabelecidos pela sociedade”, destaca a instrutora.

O tema transição capilar, de acordo com os alunos João Ítalo e Luiz Antônio, foi definido logo no início do curso, por ser um tema atual e muito pouco discutido.

“Pesquisamos bastante sobre o assunto e, com muita dificuldade, encontramos uma participante que quisesse passar por essa transformação, fazer o big corte, que é fazer a remoção de todo o cabelo que estava alisado com química. É desafiador e a pessoa tem que estar com a mente bem-preparada para encarar a transição capilar”, declarou Luiz, cujas palavras são endossadas pelo colega João Ítalo. “É um tema bem atual, uma tendência de mercado e que eleva a autoestima”.

Maria Alana Andrade Cruz participou do projeto como modelo e aprovou a transição.

“Foi uma mudança muito positiva e me fez enxergar a beleza do meu cabelo. E sempre o achei imperfeito e tentava transformá-lo. Hoje, posso assumir minha identidade, respeitar e cuidar do meu cabelo, como ele é. Estou muito satisfeita com o resultado”, afirmou.

O recém-formado cabeleireiro, João Ítalo Moreira Oliveira, 26 anos, acabou se descobrindo no curso e já está empreendendo na área.

“O curso de cabeleireiro para mim foi uma experiência muito boa, na verdade me fez descobrir a vocação que eu tinha, pois nunca me imaginei atuando nessa área de beleza. Fui fazer para acompanhar meu amigo Luiz e acabei gostando. Logo após o curso, comecei a trabalhar para mim mesmo. E só tenho a agradecer ao Senac pela oportunidade”.

“Foram sete meses de aprendizagem, teórica e prática. Procurei bastante na região um curso que eu pudesse me profissionalizar e atuar com segurança, como cabeleireiro. E acabei fazendo no Senac, que atendeu todas as minhas expectativas, desde a infraestrutura, o ensino, a organização e, principalmente, a preocupação da equipe da instituição, para que os alunos tivessem um bom desempenho e bom resultado”, reforçou Luiz Antônio de Goes, que já é graduado em Tricologia e Terapia Capilar.

“É uma honra e satisfação muito grande para mim, testemunhar nossos alunos  se destacando na profissão. Fica o sentimento de dever cumprido e a certeza de que estamos transformando vidas”, ressaltou a Analista de Processo Educacional da Unidade do Senac em Nossa Senhora da Glória, Renata Andrade.

Mercado dos Cachos

A procura, tanto por produtos específicos como por serviços especializados em cabelos cacheados, é um mercado em ascensão. Pesquisa realizada há cinco anos pelo Google BrandLab já destacava essa tendência. Pesquisas na internet tiveram um crescimento de 232% no interesse por cabelos cacheados e 309% nas pesquisas por cabelos afro.

Com a pandemia da Covid-19, o trabalho remoto e o fechamento temporário de salões de beleza nos últimos dois anos foram um incentivo ainda maior para a população deixar o alisamento de lado e assumir os cachos.

De acordo com dados da Mintel, empresa especialista em dados, pesquisa de mercado e análise, antes da pandemia, 35% dos brasileiros declararam que se sentiam motivados a comprar produtos com ingredientes com ação relaxante para os cabelos. Mas, desde que o país passou por quarentena, 49% disseram que passaram a adotar um estilo mais natural.

 

Ascom Senac/SE