A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (29) a suspensão da fabricação, distribuição, distribuição e uso de todos os produtos alimentícios da marca Fugini, sediada em Monte Alto, São Paulo. A medida preventiva foi tomada após a conclusão da verificação sanitária na fábrica paulista, em que foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros.
A empresa produz molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais, que podem apresentar problemas de qualidade e segurança para o consumidor final, de acordo com a Anvisa. A suspensão da distribuição e distribuição será aplicada apenas para os produtos em estoque na empresa. O retorno das atividades só poderá ocorrer quando a empresa adequar o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação aprovadas pela Anvisa.
Além disso, a Anvisa fará o recolhimento de lotes de maionese por uso de matéria-prima vencida, o que é considerado uma infração sanitária. “Alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, conforme Código de Defesa do Consumidor, e sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. Assim, o recolhimento de alimentos visa retirar do mercado produtos que representam risco ou agravo à saúde do consumidor”, informa a Anvisa.
Pelas redes sociais, a Fugini se manifestou sobre o ocorrido. Em nota, afirmou que a fábrica vistoriada já alterou os processos e procedimentos internos indicados.
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br

