A capital sergipana alcançou 5,2 em 2023, ante 5,0 em 2021, o melhor resultado da série histórica iniciada em 2005
Reforço escolar, busca ativa, capacitação de estudantes e servidores, investimentos, material escolar de qualidade, incentivo, trabalho e inovação tecnológica. Essas são algumas das ações que fizeram Aracaju alcançar o maior resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em sua história, desde que a série começou a ser medida, em 2005.
O Ideb é calculado a partir da média de dois indicadores: a taxa de aprovação dos estudantes, chamado de fluxo escolar, e o desempenho alcançado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), uma avaliação de larga escala, com questões de Língua Portuguesa e Matemática. Segundo os resultados apresentados pelo Ministério da Educação (MEC), a capital sergipana saltou de 5,0, em 2021, para 5,2, em 2023, a maior nota já alcançada pelo município. Isso só foi possível porque a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), executou programas como o EducAju, reformou, ampliou e construiu unidades de ensino e mais recentemente lançou o Escola Tech.
De acordo com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, os dados apresentados pelo Ministério da Educação refletem os investimentos feitos pela atual gestão e comprovam que o município está seguindo o caminho certo, proporcionando ensino de qualidade para as crianças. Ele destaca que, se comparar o Ideb de 2019 com o de 2023 – desconsiderando o da pandemia -, Aracaju se destaca em crescimento em relação às outras capitais e alcança o terceira maior crescimento do Brasil e o primeiro do Nordeste.
“O resultado é fruto de um trabalho integrado, envolvendo todos os setores da Semed, que se empenham em garantir o real aprendizado de todos os estudantes da rede. Nós descobrimos uma fórmula muito poderosa para conseguir continuar avançando nas nossas metas educacionais: um trabalho articulado, organizado, através de uma política de rede em que todos contribuem para o sucesso das ações, com um departamento de educação coordenando as ações pedagógicas e implementando a política municipal em conjunto com todas as escolas”, ressalta Ricardo.
Ainda de acordo com os dados do MEC, Aracaju segue avançando no que diz respeito à proficiência apresentada nas avaliações, o que significa que os estudantes estão aprendendo mais, conforme explicou o gestor. O secretário afirma que o engajamento de toda comunidade escolar, bem como professores, estudantes, gestores, familiares e técnicos, é o principal fator para sair de um Ideb 4,8, em 2019, para 5,2, em 2023.
“Alcançamos esse resultado atravessando, inclusive, um período pandêmico no qual graças aos esforços dos professores, das famílias e dos gestores escolares, nós conseguimos manter uma coesão, uma aderência do aluno nas nossas escolas e ainda no período da pandemia nós tivemos um aumento significativo do nosso Ideb. Então, esta é uma rede que está cada vez mais resiliente, é uma rede que está cada vez mais fortalecida e é uma rede que comprova para a população aracajuana que vem cumprindo o seu papel de bem educar as crianças e os adolescentes, jovens e adultos da nossa cidade”, avaliou Ricardo.
EducAju
Em decorrência da pandemia da Covid-19, os alunos da rede municipal de ensino acabaram sendo prejudicados. A falta do convívio social da rotina da sala de aula gerou uma série de lacunas no processo de aprendizagem desses estudantes. Para recuperar esse prejuízo, em 2022 a gestão municipal lançou, em parceria com a Associação Bem Comum e o Instituto Lemann, o EducAju, a fim de recuperar a aprendizagem dos estudantes da educação básica.
O programa disponibiliza materiais para os alunos, capacita os professores e oferece ações como avaliações diagnósticas, que acontecem periodicamente. Essas ações têm foco na discussão de técnicas de alfabetização e letramento, trazendo bons resultados no desenvolvimento da língua falada e escrita, além do raciocínio matemático. Entre os cadernos disponibilizados pelo programa, estão o de Língua Portuguesa, Matemática, Fluência Leitora,além de um caderno extra direcionado aos estudantes que apresentam mais dificuldades que os outros. O programa complementa o conteúdo já disponibilizado no material didático escolar, com foco na recuperação do déficit de aprendizagem provocado pelo período do ensino remoto.
Desde então, o Programa de Fortalecimento da Alfabetização tem sido um sucesso. O Educaju tem cumprido com excelência o objetivo de auxiliar na alfabetização linguística e matemática das crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, fortalecendo a aprendizagem e garantindo uma melhor qualidade de ensino, recuperando o déficit de aprendizagem. Diante dos avanços, o programa acabou se tornando uma das principais ferramentas para a educação na capital sergipana, pois além de auxiliar as crianças no primeiro e segundo ano do ensino fundamental, também nivela a aprendizagem das crianças que estão no terceiro, quarto e no quinto ano, para que elas não cheguem ao sexto ano sem saber ler ou sem saber a matemática básica.
Escola Tech
O Escola Tech é um conjunto de iniciativas que visa entregar para os professores e estudantes uma escola tecnológica, na qual se sintam mais motivados nessa troca de experiência, que é o fazer pedagógico. Até o momento, foram instalados 742 displays interativos, 412 salas de aula contam com câmeras de reconhecimento facial interno e 840 externos e 12.288 notebooks já estão em posse dos alunos. O programa começou a ser preparado ainda em 2017, quando a Prefeitura implantou mais de 400 km de fibra óptica, colocando internet de alta velocidade em todas as escolas municipais.
Dotar os alunos, professores e equipe diretiva com equipamentos tecnológicos reflete o cuidado prioritário que a gestão municipal tem com a melhoria dos índices educacionais. Com um mundo cada vez mais digital, investir na tecnologia prepara os alunos para o futuro. No total, 26 mil notebooks serão distribuídos para os estudantes da rede do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. São notebooks que já possuem internet disponível e que o aluno, além de utilizar em sala de aula, pode levar para casa, potencializando a sua aprendizagem e garantindo a inclusão digital e acesso à internet a toda a sua família.