O estado de Sergipe tem conquistado um lugar de destaque no cenário do turismo brasileiro, com Aracaju, sua capital, figurando entre os destinos mais procurados no país, de acordo com o Ranking Decolar, a maior plataforma de comércio de viagens online da América Latina.
A avaliação realizada pela Decolar considerou o período do feriadão de 12 de outubro, que permitiu viagens de mais de quatro dias para destinos turísticos no Brasil. Nesse cenário, Sergipe se posiciona em 15º lugar no ranking nacional, e ao se concentrar na região Nordeste, Aracaju ocupa o oitavo lugar entre as buscas. Esses resultados demonstram o crescente interesse dos turistas por esta encantadora região nordestina.
Fernando Carvalho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, destaca a importância dessas conquistas para o desenvolvimento do turismo em Sergipe. Ele salienta que o trabalho conjunto do Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju e da Fecomércio tem proporcionado um retorno significativo no que se refere à participação do estado no mercado de turismo.
“Esse resultado apontado pela Decolar é importante para que entendamos a eficiência das ações realizadas para o desenvolvimento do turismo em nosso estado. Aracaju figurar entre os principais destinos significa que todo o trabalho realizado para promover Sergipe em nível nacional está promovendo um grande retorno no que diz respeito à nossa participação no mercado do turismo. São ações do Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju e também da Fecomércio, para que isso aconteça de modo a estimular os turistas a conhecerem e viverem Sergipe”, disse Carvalho.
O secretário Jorge Fraga enfatiza o resultado positivo obtido por Aracaju no ranking da Decolar como um reflexo do trabalho intenso da gestão municipal. Ele salienta que a cidade tem investido em melhorias urbanas e na promoção da cidade no mercado nacional.
“É uma importante posição da nossa cidade na Decolar, uma empresa de viagens líder na América Latina, com 23 anos de atuação no mercado. Aracaju ficou à frente de importantes destinos, isso é um sinal de que o mercado está respondendo bem aos investimentos que nossa gestão tem feito e por isso estamos conquistando fatias neste competitivo mercado. Continuaremos o trabalho de divulgação, nossas estratégias têm se mostrado eficientes e os resultados estão aparecendo”, afirma o gestor do Turismo de Aracaju.
Segundo um levantamento da Fecomércio, os cinco estados que mais enviam turistas para Sergipe são São Paulo, Alagoas, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, responsáveis por nove em cada dez turistas que visitam Sergipe. A aprovação de Sergipe como destino turístico é de 91,7% na opinião pública, o que demonstra o alto valor da experiência que Sergipe oferece. Além disso, 92,7% dos entrevistados informam que pretendem voltar a Sergipe, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fecomércio no período do São João.
Marcio Rocha, coordenador de Inteligência de Mercado do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, enfatiza a importância das ações realizadas pelos agentes públicos e destaca a convergência de esforços no cenário do turismo sergipano para impulsionar o crescimento do turismo no estado.
“Existem ações em desenvolvimento por parte de todos os envolvidos no cenário do turismo sergipano. Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju, prefeituras de cidades do interior, a Fecomércio, com seus projetos Natal Iluminado, São João na Praça, São João da Família e principalmente o Vai Turismo, que tem feito uma diferença importante no estímulo à visitação nas cidades em que o projeto está em andamento, numa parceria importante com a CNC, que tem sido um fortalecedor para o turismo no estado. Não era de se esperar que houvesse outro resultado que não fosse o crescimento. Nossos trabalhos de inteligência têm detectado essa elevação e apontam maior crescimento para os próximos períodos festivos. Há uma convergência entre os atores do cenário do turismo para fazer o turismo em Sergipe crescer”, disse Rocha.
Além disso, o Aeroporto de Aracaju tem apresentado um aumento constante na frequência de passageiros. Nos últimos nove meses, houve um crescimento significativo nos embarques e desembarques, com um aumento de 21,1% no fluxo de passageiros em setembro, em comparação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2023, o número de passageiros aumentou 24,57% em comparação com 2022.
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br