Pular para o conteúdo
Aracaju ganha destaque no Connected Smart Cities 2025 com rota de entregas por drones

Aracaju ganha destaque no Connected Smart Cities 2025 com rota de entregas por drones

Em São Paulo, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dilermando Júnior, apresentou o case de Aracaju sobre o uso de drones em serviços urbanos no painel “Tendências da Mobilidade Urbana” do Connected Smart Cities 2025.

 

Dilermando explicou que a rota de entregas por drones em Aracaju, pioneira no Brasil e na América Latina, busca reduzir drasticamente o tempo de entrega em rotas de difícil acesso, como a travessia do rio Sergipe, sem substituir os entregadores. O serviço funciona assim: o cliente faz o pedido em um restaurante, os drones decolam de pontos como o shopping Riomar, percorrem rotas longas ou de difícil acesso e pousam em locais autorizados. Um entregador finaliza a entrega ao cliente. Entregas que poderiam levar uma hora por terra são realizadas em cerca de cinco minutos.

 

O secretário destacou:

“Essa iniciativa faz parte do programa de governo da prefeita Emília Corrêa e mostra como Aracaju se posiciona como uma cidade inovadora. Além da primeira rota autorizada, estamos com estudos em andamento para mapear sete ‘droneports’, locais autorizados para pouso e decolagem.”

 

O serviço de entrega por drones em Aracaju é realizado em parceria com iFood e Speedbird Aero. Além da redução de tempo, os drones trazem benefícios indiretos, como a diminuição de acidentes de trânsito e a redução da emissão de gases do efeito estufa.

 

Dilermando Júnior ressaltou ainda:

“O drone é o presente. O uso dessa tecnologia reduz em até 90% o tempo de entrega de materiais transportáveis. Em breve, teremos ampla adesão não apenas de empresas privadas, mas também de serviços públicos, aumentando a eficiência em áreas como segurança, entrega de medicamentos e apoio a emergências. Aracaju se destaca em inovação, e o drone é apenas o começo.”

 

O debate foi mediado por Tony Andrade, diretor comercial da Droneportos do Brasil, e contou com a participação de Leo Szterenzys, CEO da Birds; Augustinho Simões, diretor de operações e desenvolvimento de drones da Synerjet; e Guto Issa, prefeito de São Roque.