A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) marcou presença, nos dias 23 e 24 de julho, no curso de capacitação da Patrulha Maria da Penha promovido pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), com foco na ampliação do atendimento humanizado e no enfrentamento à violência doméstica. A iniciativa reuniu patrulhas de todo o estado e reforça o compromisso da capital sergipana com a proteção das mulheres.
Durante o evento, que ocorreu sob a coordenação da juíza Juliana Martins, da Coordenadoria da Mulher do TJSE, os participantes tiveram acesso a conteúdos práticos e teóricos sobre temas sensíveis como o ciclo da violência, gênero, atendimento humanizado e a importância da articulação em rede. A programação incluiu exibição de filmes, apresentação de dados atualizados sobre violência contra a mulher e uma valiosa troca de experiências entre os profissionais.
Representando a capital sergipana, a subinspetora Sabrina Smith, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da GMA, destacou o valor da formação contínua. “A Patrulha Maria da Penha de Aracaju participa do curso de capacitação pela sétima vez. É fundamental passarmos por esse processo para aprimorarmos nossa atuação no combate à violência doméstica. É louvável essa iniciativa do Tribunal de Justiça em promover esse espaço de troca entre todas as patrulhas de Sergipe”, afirmou.
Segundo a magistrada Juliana Martins, a proposta da capacitação é garantir mais dignidade às vítimas. “Esperamos que, com essa capacitação da Patrulha Maria da Penha, possamos oferecer um serviço melhor, mais próximo da população e, sobretudo, que consigamos combater com efetividade a violência doméstica, que infelizmente tem aumentado a cada dia”, ressaltou.
O supervisor da GMA, Willams Franco, também participou da capacitação e celebrou o momento. “Estamos compartilhando experiências exitosas com outras patrulhas e absorvendo conhecimentos que certamente farão diferença na nossa atuação diária junto às pessoas assistidas”, pontuou.
A atuação da Patrulha Maria da Penha em Aracaju é vinculada à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Guarda Municipal, e tem sido referência no estado na proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade. A participação da equipe no curso reforça o compromisso da capital com a melhoria contínua do serviço prestado à população.
A ação foi promovida oficialmente pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e fortalece o trabalho conjunto das forças de segurança em prol da garantia dos direitos das mulheres em Sergipe.
Acompanhe as atualizações completas sobre segurança, direitos humanos e cidadania no portal Imprensa 24h.