Pular para o conteúdo
Aracaju registra queda expressiva nos casos de vírus respiratórios em 2025 em relação ao mesmo período de 2024

Aracaju registra queda expressiva nos casos de vírus respiratórios em 2025 em relação ao mesmo período de 2024

Aracaju registra queda expressiva nos casos de vírus respiratórios em 2025 em relação ao mesmo período de 2024

A população de Aracaju conta hoje com uma rede de atenção estruturada e fortalecida para enfrentar as síndromes gripais e respiratórias. Graças ao Plano de Contingência da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aliado às campanhas de vacinação e protocolos de atendimento atualizados, o município registrou queda expressiva nos casos de covid-19, influenza, vírus sincicial respiratório (VSR), rinovírus e adenovírus entre janeiro e agosto de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024.

De acordo com dados do Laboratório Central de Sergipe (Lacen/SE), os números de casos confirmados de covid-19 caíram de 905 para 159, representando redução de 82,4%. A influenza reduziu de 855 para 418 casos (51,2%), enquanto o vírus sincicial respiratório (VSR) passou de 737 para 278 registros (62,3%). O rinovírus também apresentou queda, de 971 para 652 ocorrências (32,8%), e o adenovírus caiu de 70 pra 60, registrando diminuição de 14,3% no período. Esses resultados refletem o impacto direto da vacinação e da ampliação dos serviços de testagem, acompanhamento clínico e tratamento ofertados pela rede municipal.

O plano prevê a atuação integrada das Unidades Básicas de Saúde, do Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, além dos hospitais Fernando Franco e Nestor Piva, assegurando testagem, atendimento especializado e internação quando necessário. Além da rede de atendimento, a SMS tem reforçado a cobertura vacinal com estratégias que aproximam os serviços da população.

As ações incluem pontos de vacinação em shoppings, universidades, empresas, repartições públicas, presídios e locais de grande circulação, além de atividades externas para imunizar pessoas em situação de rua. Entre 7 de abril e 25 de agosto, Aracaju alcançou 50,32% de cobertura contra a gripe, superando a média nacional de 48,53%. A Secretaria mantém ainda a vacinação em escolas, unidades de saúde e ações itinerantes, garantindo mais oportunidades para que todos os aracajuanos se mantenham protegidos.

A coordenadora da Rede de Vigilância em Saúde, Duanne Marcele, destacou que a redução dos casos confirmados de vírus respiratórios é reflexo direto das estratégias adotadas durante o período sazonal. “Esse resultado mostra que acertamos em várias frentes. Iintensificamos a testagem com RT-PCR nas unidades de saúde, hospitais e centro de testagem, reforçamos as medidas de prevenção com campanhas de sensibilização sobre higiene das mãos, distanciamento e cuidados básicos e ampliamos a vacinação. Que voltou a ganhar força em 2025”, enfatizou.

E ainda reforça: “Já alcançamos 50% da cobertura contra a influenza, acima da média nacional, mas seguimos estimulando que todos busquem a imunização para ultrapassarmos os 90%. Também ofertamos vacinas contra a covid-19, tanto adulta quanto pediátrica. A adesão da população tem sido fundamental para alcançarmos esses resultados positivos”, afirmou.

A SMS tem garantido que os casos sejam identificados precocemente e recebam o cuidado adequado. Com a ampliação de horários de atendimento, convocação de profissionais aprovados no Processo Seletivo Público Simplificado (PSS) 2023, abertura de novos leitos de estabilização e intensificação da testagem em toda a rede. A combinação dessas ações permite não apenas reduzir complicações e óbitos, mas também organizar melhor o fluxo de pacientes, assegurando maior eficiência no uso dos recursos de saúde e mais proteção para toda a população de Aracaju.


Leia também: Antônio Bala ganha força como pré-candidato à Assembleia Legislativa de Sergipe em 2026