A capital sergipana se prepara para sediar o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, um dos eventos mais importantes na área de gestão de recursos hídricos do Brasil. Com a expectativa de atrair cerca de 3.000 participantes, o simpósio acontecerá entre os dias 19 e 24 de novembro no Centro de Convenções AM Malls Sergipe.
O evento, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), tem como objetivo promover discussões sobre alternativas sustentáveis para o desenvolvimento de políticas socioambientais e a gestão de recursos hídricos, incentivando o diálogo entre a ciência, tecnologia, setores produtivos e a população.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assegurou o apoio logístico da Prefeitura à realização do evento, reconhecendo sua importância não apenas para a gestão de recursos hídricos, mas também para o turismo local e o desenvolvimento econômico da cidade. Durante a reunião com a organização do simpósio, o prefeito destacou a relevância do tema da sustentabilidade, que é um dos pilares de sua gestão.
Rodrigo Cordeiro, diretor operacional do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, ressaltou que esta é a segunda vez que Aracaju sedia o evento em 22 anos, sendo a infraestrutura turística e o comprometimento das autoridades locais com a sustentabilidade fatores determinantes na escolha da cidade como sede. Ele enfatizou que o evento, realizado a cada dois anos desde 1976, é o maior relacionado à temática da água no Brasil.
Além da importância do simpósio para a discussão de recursos hídricos, Aracaju se destaca por ser uma cidade com fortes atrativos relacionados à água, com o mar e rios que a banham, incluindo a proximidade com o emblemático rio São Francisco.
O XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos promoverá conferências nacionais e internacionais, mesas redondas, minicursos de alto nível, apresentações de trabalhos técnicos e uma exposição de soluções e inovações do setor. O evento também incluirá prêmios de reconhecimento, como o “Jovem Pesquisador” e o prêmio “Mulheres na gestão das águas,” que valoriza a atuação feminina no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Além disso, o simpósio abrangerá o 1° Fórum Latino-Americano da Água, realizado em parceria com a Rede Latino Americana de Organismos de Bacias Hidrográficas, a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, com apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br