Pular para o conteúdo
Atendimento especializado de saúde às mulheres é ofertado pelo governo durante o ‘Sergipe é aqui’

Atendimento especializado de saúde às mulheres é ofertado pelo governo durante o ‘Sergipe é aqui’

As mulheres são maioria em Sergipe. É o que revela o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São elas também que mais se preocupam com os cuidados com a saúde. No programa itinerante de governo, o ‘Sergipe é aqui’, tem um espaço reservado só para elas: a Unidade Móvel de Saúde da Mulher. Na 24ª edição, a ação foi realizada no município de Indiaroba, localizado no sul de Sergipe, no Colégio Estadual Dionízio Machado, onde foram ofertada a realização de ultrassonografias das mamas e transvaginal, além de exames ginecológicos e verificação de sinais vitais.

A responsável técnica pela Unidade Móvel de Saúde da Mulher, Ailla Costa, tratou sobre a importância do serviço para a população. “A Unidade Móvel de Saúde da Mulher tem o intuito de diagnosticar precocemente os principais cânceres que acometem as mulheres, que são mama e colo do útero. Quanto mais cedo essa mulher for diagnosticada e identificada com alguma alteração, melhor será o tratamento dela futuramente, caso seja diagnosticada com câncer”, informou.

Nesta edição, além dos exames de lâmina e ultrassom, foi disponibilizado um médico clínico geral para avaliação das pacientes inscritas. De acordo com Ailla, o resultado da ultrassonografia é liberado no mesmo dia, após o exame. “A mulher aguarda cinco minutinhos e já saí no dia com as imagens do exame de ultrassonografia”, revelou. Já o exame de lâmina é coletado e é deixado no município. “Entra, inclusive, para o indicador do ‘Previne Brasil’, que é o indicador do Ministério da Saúde para os municípios, referente à prevenção também de câncer. E essa lâmina é analisada pelo município, pelos laboratórios que o município tem contrato. O resultado retorna para o próprio município”, explicou.

E os cuidados não param por ai. Caso a mulher tenha alteração em seu exame, ela é encaminhada para o Centro de Atendimento de Diagnótico da Mulher (Caism), onde será feito o acompanhamento e exames complementares necessários indicados por um especialista. O serviço da Unidade Móvel de Saúde da Mulher atende por demanda espontânea da população, mediante a ordem de chegada, e atende uma média de 150 pacientes por edição no ‘Sergipe é aqui’.  “As mulheres chegam no município logo cedo e pegam as senhas entregues pela Casa Civil, lá no cadastro”, completou Ailla Costa.

Mulheres

A pescadora Jamile Santos foi um das 150 mulheres atendidas em Indiaroba na Unidade Móvel. Segundo a indiarobense, as mulheres não devem se descuidar com relação à saúde. “Todos os anos faço meus exames preventivos e com a chegada desse serviço gratuito e tão rápido a nosso município foi melhor ainda. Aqui nem todo mundo tem condições financeiras”, ressaltou.

Já a dona de casa Iara da Conceição sabe a importância dos cuidados de quem cuida da família inteira. “A gente se dedica tanto a cuidar das outras pessos e esquece um pouco da gente mesma. Essa iniciativa do governo, em parceria com a prefeitura, acertou em cheio. Hoje vim cuidar de mim e da minha saúde”, enfatizou.

No mesmo sentido, a marisqueira Luana Custódio aprovou o atendimento oferecido pela Unidade Móvel de Saúde da Mulher no ‘Sergipe é aqui’. “Já tinha um ano que eu tinha feito meus exames preventivos, chegou mais que em boa hora. Facilitou muito a vida das mulheres de Indiaroba”, afirmou.

Atendimentos

Em 2023 foram 2.627 mulheres atendidas na Unidade Móvel de Saúde da Mulher. Até a 23ª edição do ‘Sergipe é aqui’, no município de Moita Bonita, 499 mulheres receberam os cuidados este ano, durante o programa de governo itinerante.

‘Sergipe é aqui’

Além da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, o programa itinerante de governo levou mais de 150 serviços e ações prestados por secretarias e órgãos da administração pública estadual. Os indiarobenses puderam realizar renovação da CNH, exames médicos e odontológicos, participar de palestras sobre diversos temas, vacinação, emissão de documentos, receber orientações jurídicas, fazer cadastro na tarifa social, recadastramento da tarifa rural, troca de titularidade e negociação de débitos, entre diversos outros serviços.

Foto: Arthuro Paganini