Imprensa 24h
Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil
Já é momento de reta final para quem está se preparando para a mais tradicional e simbólica corrida de rua de Sergipe: a Corrida Cidade de Aracaju, que acontece no próximo dia 18 de março, em comemoração ao aniversário de 168 anos da capital. Realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), a corrida se consolida, ano após ano, como uma das principais competições de rua do país.
Para os atletas e amantes desta modalidade esportiva, esta competição é uma das mais desafiadoras do circuito nacional. Independente do percurso escolhido, seja o de 5 km, 10 km ou o maior trajeto, de 24 km, todos eles exigem uma boa preparação para os que visam atingir os próprios objetivos pessoais ou mesmo conquistar lugar de destaque no pódio.
O aracajuano José Johnes dos Santos, de 34 anos, está treinando para alcançar um resultado melhor do que obteve nesta competição no ano passado. Ele, que está inscrito nos 24 km, saindo do marco histórico de São Cristóvão, primeira capital de Sergipe, para Aracaju, pretende reduzir o tempo de prova.
“Esse ano vai ser o segundo ano de participação nesta corrida. Ano passado eu fiz 24 km em 1 hora e 23 minutos, e esse ano pretendo fazer em um tempo menor. Para isso, estou treinando forte todos os dias”, revela.
José Johnes conta que faz um ano e três meses que entrou para o mundo das corridas de rua, mas, ela já fazia parte da sua rotina, já que ele trabalha como gari em Aracaju e, muitas vezes, dá vários trotes durante o serviço.
“Ano passado eu fiquei em segundo lugar na categoria sergipano e em sétimo no geral. Esse ano pretendo fazer melhor, subir no pódio de novo. Tem muito atleta bom competindo, mas, vou tentar os primeiros lugares. Por isso estou treinando há cerca de três meses, porque sem treino não dá resultado”, acredita.
Muitos praticantes da modalidade têm como principal objetivo vencer os próprios desafios, como é o caso da Assistente Social de Aracaju Luciana Bittencourt, de 37 anos, que irá correr 5 km. Sem pretensões de atingir os primeiros lugares da competição, a servidora corre com foco na saúde e para elevar a autoestima.
“Eu não corro visando pódio, mas para fazer o meu melhor e tentar me superar a cada ano. Na minha primeira participação na Corrida Cidade de Aracaju eu fiz 5 km, no segundo ano eu corri 10 km e no terceiro ano eu corri 24 km, o que foi uma evolução maravilhosa. Esse ano eu volto para os 5 km porque passei por um procedimento cirúrgico e só fui liberada para correr no mês passado”, destaca Luciana.
Para ela, o destaque da Corrida Cidade de Aracaju é o visual das paisagens naturais ao longo dos percursos. “O trajeto de São Cristóvão para Aracaju é belíssimo. Me sinto muito orgulhosa de participar dessa corrida, porque Aracaju é a cidade que me criei, adoro morar aqui, além de que sou funcionária pública do município. É um evento que envolve vários setores da Prefeitura”, avalia.
O arquiteto e professor universitário Agripino Costa Neto está indo para a quinta participação na prova dos 24 km da Corrida Cidade de Aracaju. Com dedicação máxima, ele se sente preparado e em boa condição para atingir o objetivo que traçou para a corrida esse ano.
“Houve toda uma preparação de condicionamento físico, adaptação aos diferentes tipos de clima, às vezes chove, às vezes o sol mais quente, então a gente se adapta porque é uma prova de muitos desafios nesse sentido de variação de altitude, de distâncias onde precisa ter mais força, mais concentração, mais equilíbrio na moderação do movimento. Mas, a expectativa é boa porque eu acho que estou bem neste momento. A ideia é conseguir no primeiro trecho da prova de subidas conseguir um ritmo bom e ter energia para o final da prova, para terminar em bom estado”, conta o corredor.