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Aulas da rede municipal de Aracaju retornam nesta segunda, 27

Aulas da rede municipal de Aracaju retornam nesta segunda, 27

Escolas da rede municipal de ensino de Aracaju estão preparando equipe e ambiente escolar para o início das aulas do ano letivo 2023, na segunda-feira, 27. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), contabiliza mais de 34 mil alunos matriculados nas modalidades creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA).
O intuito da Semed para este novo ano acadêmico nas escolas públicas da capital é dar continuidade ao trabalho de recomposição da aprendizagem devido às consequências das aulas remotas nos anos anteriores e à garantia da qualidade em todos os serviços ofertados através das unidades escolares.
Segundo o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, com o trabalho intersetorial que tem se fortalecido na rede, e as ações pedagógicas de fortalecimento da aprendizagem, a expectativa para este novo ciclo é bastante positiva.
“Neste novo ano letivo, a educação municipal seguirá cumprindo o papel que é o de bem educar as nossas crianças, jovens e adultos. Aproveitamos as férias para realizar manutenção na estrutura de algumas escolas. Além disto, promovemos a Jornada Pedagógica 2023, que foi um sucesso e buscou preparar ainda mais os nossos profissionais para o planejamento e a prática didática. Em 2022, colhemos resultados satisfatórios das nossas ações, agora entraremos em uma nova fase de fortalecimento das estratégias”, pontua o secretário.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Laonte Gama da Silva, localizada no bairro Santa Maria, a gestão escolar reuniu a equipe de educadores e funcionários para uma grande reunião interna. A diretora da unidade escolar, Izabel Cristina Santana, conta que, na ocasião, foram discutidas ações e metodologias que devem estar alinhadas com o trabalho da Semed.
“Tivemos uma Jornada Pedagógica exclusiva da escola para discutirmos questões bem específicas da nossa rotina. Dialogamos, por exemplo, sobre o tema gerador interdisciplinar. Já é uma prática nossa e esse ano estamos com um mote bem interessante que é ‘Auto responsabilidade para a felicidade’. Estamos tão felizes, gratos com tantos resultados positivos e aguardando os alunos para o primeiro dia com um aulão bem bacana”, explica Izabel Cristina.
Acolhimento e união
No bairro América, a Emei Joaquim Cardoso de Araújo realizou uma reunião de pais e outra especialmente para a equipe de professores e funcionários da escola. A diretora da unidade de ensino, Cristiane Costa, conta que o acolhimento às famílias e a união dos profissionais que fazem a escola é fundamental para um ensinar e um aprender com qualidade.
 “Na manhã desta sexta, reunimos a comunidade escolar, apresentamos os novos integrantes daqui e também tivemos outro momento em que nos reunimos com os professores para uma pauta estritamente pedagógica. Para a primeira semana, teremos acolhimento com música, fazendo uma boa integração das crianças em sala de aula e observando também as suas individualidades”, relata Cristiane.
Na Emei Pierre Averan, localizada no Bairro Industrial, a coordenadora pedagógica Bruna Laíse Oliveira diz que, tanto o ambiente físico quanto os educadores e funcionários já estão preparados para receber as crianças.
 “Alinhamos os pontos entre toda a equipe, da cozinheira às professoras, para estarmos fortalecidos e conseguirmos trabalhar melhor no ambiente físico. As professoras já estão cuidando das salas, preparando dinâmicas para receber os nossos nenéns e organizando os nossos espaços. Temos uma novidade que é um local para leitura, com almofadas e livrinhos de histórias contadas de modo visual”, explana Bruna.
Jornada Pedagógica 2023
Com o tema “O planejamento pedagógico e a mobilização para o interesse pela aprendizagem”, a Educação de Aracaju realizou a Jornada Pedagógica 2023. O evento aconteceu no Teatro Tobias Barreto e no Centro de Convenções AM Malls, na quinta, 23, e foi ofertado para todos os diretores escolares, coordenadores pedagógicos e administrativos e professores das 79 unidades de ensino da rede.
Durante a programação, importantes reflexões foram abordadas, como, por exemplo, estratégias que possibilitem aos estudantes atingir as competências e habilidades previstas na BNCC, desenvolver ações de planejamento entre os grupos de docentes e gestores de acordo com a esfera de atuação, e ampliar os espaços e a atuação de mobilização dos estudantes para aprendizagem por meio de ações pedagógicas.
Manutenções e serviços
Uma série de manutenções e reparos nas escolas foi realizada pela Semed neste período de férias escolares. Foram investidos cerca de R$ 600 mil em serviços de melhorias na estrutura e ampliação da acessibilidade das unidades de ensino.
Através das Coordenadoria de Infraestrutura e Edificações (Coied) e de Serviços Auxiliares (Coaux) da Diretoria de Administração e Finanças (DAF/Semed), um cronograma anual e mensal é seguido para a execução dos serviços.