O trabalho que tem sido realizado pelo Governo do Estado para reduzir a fila de pessoas que esperam para realizar cirurgias eletivas recebeu reconhecimento do Governo Federal. Em publicação divulgada nesta quarta-feira, 14, registrou que já foram realizadas 3.930 cirurgias em Sergipe, pelo Programa Nacional de Reduções das Filas de Cirurgias Eletivas, isso apenas entre os meses de fevereiro e maio deste ano.
O estado tem avançado muito nesse sentido e devolvido qualidade de vida a milhares de sergipanos e sergipanas, especialmente depois da criação do programa Opera Sergipe, em julho do ano passado. Desde lá, já foram realizados mais de 15.400 procedimentos de baixa e média complexidade em pacientes de Sergipe. Essas informações divulgadas pelo Governo Federal estão incluídas no programa operacionalizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
No ano passado, o SUS realizou 665 mil cirurgias a mais no Brasil, somente por meio do financiamento do programa. Agora para 2024 a meta é realizar um milhão de cirurgias a mais. Para isso, foi dobrado o investimento do Governo Federal, disponibilizando a estados e municípios R$ 1,2 bilhão a mais para cirurgias eletivas.
Foto: Secom SE