Dados alarmantes do Ministério da Saúde revelam uma preocupante realidade em Sergipe: apenas 22% do público-alvo recebeu a vacina contra a gripe. Com uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas, apenas 14,4 milhões de doses foram aplicadas desde o início da campanha de vacinação em 25 de março.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, expressou sua preocupação, destacando a importância de imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os grupos prioritários estão idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, e professores da rede pública de ensino.
Porém, a realidade é desafiadora, com alguns estados apresentando baixas porcentagens de vacinação. O Distrito Federal lidera a lista com apenas 13,78% da população vacinada, seguido por Mato Grosso do Sul (14,18%), Mato Grosso (14,36%), Bahia (14,92%) e Rio de Janeiro (17,76%).
Em 2024, a vacinação contra a influenza ocorrerá no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Norte será no segundo semestre. A mudança na estratégia, desde 2023, busca atender às particularidades climáticas da região, que inicia no período do Inverno Amazônico, quando há maior circulação viral e de transmissão da gripe.
Neste ano, a composição da vacina é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.
O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe
As Principais Notícias em Sergipe