Pular para o conteúdo
Belivaldo entrega primeiro centro especializado para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual do Norte/Nordeste

Belivaldo entrega primeiro centro especializado para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual do Norte/Nordeste

for preciso, a perícia e o registro de boletim de ocorrência. É um serviço que já está bem avançado para inaugurar também aqui dentro do Centro. A proposta é fazermos o atendimento tanto de casos suspeitos que chegam da rede, quanto de casos confirmados, que precisam de uma assistência interdisciplinar. Depois do primeiro atendimento, a gente faz o acompanhamento dessas vítimas menores de 19 anos, por no mínimo seis meses, ou até um ano, a depender de cada caso”, explicou.

Ainda segunda a coordenadora, a ideia é despertar um olhar de toda a rede, educação, serviços de proteção e Justiça, voltada para este público. “Porque a violência é uma das maiores formas de agravos e danos não só físicos, mas também psicológicos, para uma vida inteira. Uma criança que sofreu abuso ou violência sexual na infância, por exemplo, vai repercutir na adolescência. E a gente precisa cuidar desses jovens, que são o nosso futuro, nosso amanhã”.

O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 h. Nos finais de semanas, noite e feriados, as vítimas receberão o atendimento emergencial na rede de urgência hospitalar do Estado de Sergipe e terá seu seguimento assistencial no CRAI Sergipe.

Parceria

O prédio foi construído, anexo a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, com recursos de reparação de dano social por meio da atuação do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Sergipe, da Justiça do Trabalho, em parceria com o Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com a promotora de Justiça da 8ª Promotoria dos Direitos do Cidadão, Lilian Carvalho, a ação é fruto de uma somação de esforços, visando a articulação de uma rede de proteção infantojuvenil. “A criança e o adolescente são pessoas em formação e merecem todo o nosso olhar humanizado. Então, desde muito tempo a gente começou a sonhar com esse espaço, para atendimento de vítimas de violência sexual, que é uma das piores formas de violência. A partir daqui nós teremos atendimento psicológico, social, médico, de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e de outros cuidados de saúde. Aqui ela vai ser acolhida, atendida e vai funcionar também como um ponto avançado da Segurança Pública, porque nós precisamos compreender que é preciso prevenir primeiro. E depois que acontecer, a vítima precisará de proteção e acolhimento e as pessoas que fizeram o crime precisarão ser responsabilizadas”, declarou.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter