Pular para o conteúdo
Black Friday ou Black Fraude? Especialista dá dicas de como evitar cair em golpes onlines

Black Friday ou Black Fraude? Especialista dá dicas de como evitar cair em golpes onlines

Confira dicas de como evitar cair em golpes online durante o período de promoções diante da Black Friday.

 

Durante a Black Friday muitas pessoas recorrem às compras online para aproveitar as promoções, mas é justamente nesse período que aumenta o número de vítimas de golpes em fraudes virtuais. Para orientar os consumidores, o coordenador operacional do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Universidade Tiradentes (Unit), professor Jéffson Menezes de Sousa, dá dicas de como evitar cair em falsas promoções.

 

De acordo com Jéffson, para aproveitar bem as promoções é necessário tomar cuidado com os preços aparentemente baixos e as ofertas imperdíveis. “É recomendado que o consumidor faça previamente pesquisas no mercado para saber o preço real dos produtos ou serviços que desejam adquirir na Black Friday. Acompanhar se realmente os descontos estão sendo reais, nessas pesquisas sempre registrem fotos dos produtos e preços ofertados”, aponta.

 

Outra dica dada pelo especialista para evitar cair em golpes é dar preferência a lojas virtuais que já tenham comprado antes, ou que possuam estabelecimento físico. “Importante também na hora da compra, dar preferência a comprar utilizando o computador, ao invés do celular, para evitar que hackers invadam seu celular e possam cometer fraudes”, destaca.

 

Ao identificar que não estão sendo ofertados os descontos reais nos produtos e serviços, o consumidor pode fazer denúncias nos canais de defesa ao consumidor, como por exemplo, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

 

“O consumidor pode procurar orientação e assistência jurídica junto a Defensoria Pública do Estado e também junto ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit – situado em Aracaju, Estância, Itabaiana e Propriá, para que seja orientado sobre seus direitos e em caso de violação a eles, possa adotar as medidas judiciais cabíveis”, aponta

 

Para ter acesso ao NPJ basta agendar o atendimento por meio do telefone (79) 3218-2323, ou se dirigindo a um dos endereços, situados em Aracaju, Estância, Itabaiana e Propriá. Os endereços e telefones estão disponíveis no site: https://portal.unit.br/npj/faleconosco/.

 

Fuja de “Black Fraude”

Existem alguns métodos para identificar se o site é confiável. O primeiro passo para evitar cair em golpes online é pesquisar o histórico da loja quando forem pouco conhecidas. Para se proteger, você pode primeiro buscar pelo nome e o endereço do site da loja em fóruns como o Reclame Aqui.

 

  • Fique atento a barra de endereços do navegador

Mesmo nas lojas mais famosas é importante se certificar quanto a veracidade do site em que está se fazendo a compra. O golpe conhecido como phishing, que nada mais é que a criação de sites falsos, muito semelhante ao do verdadeiro para obter ilegalmente informações como número da identidade, senhas bancárias, número de cartão de crédito, entre outras, por meio de e-mail com conteúdo duvidoso.

 

Para se proteger, olhe para a barra de endereços do navegador. Para checar o certificado de segurança na barra de endereços selecione o ícone do cadeado Veja se está acessando o site correto, bem como a presença das letras HTTPS na URL e o ícone de cadeado. Isto significa que a conexão é segura. Ao clicar no ícone é possível verificar a validade do certificado de segurança. Para checar o certificado de segurança na barra de endereços selecione o ícone do cadeado

 

  • Desconfie de preços muito baixos

Por mais tentador que seja, é necessário um cuidado redobrado com descontos que apresentam um valor muito inferior do que o esperado. Uma forma de conferir se o valor mostrado é realmente do site que você está navegando é baixar o aplicativo oficial da loja. Como saber se é o oficial? Faça uma busca e baixe por meios seguros como a Play Store no Android ou pela App Store nos dispositivos da Apple. Assim vai dar pra confirmar se a promoção é real ou se é um phishing.

 

  • Pagamentos via PIX ou boleto

É importante que o consumidor antes de realizar os pagamentos recorrentes no pix ou boleto confira os dados do destinatário na tela de confirmação da transação no aplicativo do seu banco. O destinatário é o nome da instituição ou pessoa para quem você está pagando. Caso alguma informação for divergente, como aparecer um nome que não seja o da loja, busque pelas informações na Central de Ajuda do site, por e-mail ou nos telefones oficiais.

 

  • Pesquise

Promoções e anúncios dizendo “somente nos próximos minutos” e “últimas peças” podem induzir você a sentir necessidade de comprar. Por isso, na urgência, talvez você não preste atenção nos detalhes de segurança. É importante observar e buscar informações sobre a loja e os produtos com calma. A maioria das grandes lojas de e-commerce reforça o seu time de atendimento neste período de vendas. Na dúvida, entre em contato pelas Centrais de Ajuda e enquanto aguarda o atendimento, ainda dá pra dar mais uma olhadinha e comparar os preços.

 

Asscom Unit

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter