Pular para o conteúdo
Brasil desceu 10 posições no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) 2023

Brasil desceu 10 posições no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) 2023

Brasil desceu 10 posições no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) 2023

o Brasil perdeu dois pontos e desceu 10 posições no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) 2023, conforme divulgado pela Transparência Internacional nesta terça-feira, 30. Com uma pontuação de 36, o país agora ocupa a 104ª posição entre os 180 países avaliados, revelando um desempenho abaixo da média global, que é de 43 pontos.

Este é o segundo pior resultado desde 2012, quando o Brasil acumulou 43 pontos, equiparando-se à média global e das Américas. O relatório destaca que em 2018 e 2019, o país registrou seu pior desempenho, alcançando 35 pontos. O Índice de Percepção da Corrupção avalia como empresários e entidades percebem o cenário de combate à corrupção no país, sendo que uma nota maior indica uma maior percepção de integridade.

A Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia lideram globalmente o ranking de integridade, com 90, 87 e 85 pontos, respectivamente. Em contrapartida, Venezuela, Síria e Sudão do Sul, todos com 13 pontos, e a Somália, com 11 pontos, figuram como os países com os menores índices de pontuação.

O relatório aponta para fatores cruciais que contribuíram para a queda na percepção de integridade no Brasil, incluindo a ameaça à independência do Poder Judiciário, o uso excessivo de emendas, o loteamento de cargos em empresas estatais e os sistemas de justiça fragilizados. O texto enfatiza que “a corrupção no sistema de Justiça mina a confiança pública na administração e aplicação da Justiça, desestimulando a denúncia de crimes e prejudicando a igualdade e a inclusão”. Este cenário reflete o desafio contínuo do país em fortalecer suas instituições e reforçar sua integridade no cenário global.

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter