Na tarde desta quarta-feira, 20, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou o Projeto de Lei 61/2023, uma iniciativa do vereador Sargento Byron (Republicanos), que visa reconhecer as pessoas que sofrem de fibromialgia como portadoras de deficiência no âmbito do município de Aracaju.
A fibromialgia é uma doença crônica multifatorial associada ao funcionamento do sistema nervoso central, caracterizada por dores intensas em todo o corpo. O vereador Sargento Byron comemorou a aprovação do projeto e ressaltou a importância do reconhecimento dessas pessoas na sociedade. “Fico feliz em ver tantos parlamentares buscando entender o assunto e encaminhando esta proposição para o Executivo Municipal. Viabilizar direitos para quem sofre de fibromialgia é uma forma de contribuir para a qualidade de vida dessas pessoas, uma vez que estamos lidando com uma doença sem cura, mas que requer dedicação integral ao tratamento para evitar a progressão, impactando negativamente nos aspectos social, profissional e afetivo”, explicou Byron.
O vereador Breno Garibalde também destacou a relevância do Projeto de Lei, considerando a fibromialgia uma doença muitas vezes silenciosa e incompreendida. “Registro meus parabéns ao vereador Byron, que tanto me orgulha por levantar essa bandeira de maneira tão forte e representativa. Assim como o vereador Elber citou, a fibromialgia é uma doença silenciosa, muitas vezes as pessoas não sabem, não entendem e ainda sofrem muito preconceito. Por isso, é preciso garantir direitos assegurados e reconhecidos”, declarou.
A fibromialgia afeta atualmente cerca de 2% da população mundial, sendo mais prevalente em mulheres.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/ como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.