As festas de Carnaval estão chegando e prometem não só movimentar as ruas das cidades de Sergipe, mas também a economia do estado. Segundo análise da Divisão Econômica do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, os produtos com maior vendagem serão bebidas alcoólicas, vestuário de fantasia e alegorias, além de calçados, vestimentas esportivas, e alimentos. Já nos serviços, a hotelaria e serviços de alimentação deverão ter uma elevação considerável em suas vendas.
Com isso, o Carnaval deverá movimentar cerca de 40 milhões de reais em Sergipe, segundo o estudo da divisão econômica da Fecomércio (Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe), com base nos dados da pesquisa lançada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio) em números gerais, para o Brasil.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, concedeu entrevistas para jornais e emissoras de televisão, falando sobre as expectativas de vendas do comércio para o período do Carnaval.
“O que deve movimentar bastante a economia do estado é o nosso turismo, pois Sergipe tem como característica ser destino de lazer para quem não é afeito aos festejos de carnaval em seus estados. A hotelaria tem uma grande expectativa de ocupação na semana de carnaval, além ainda de boas movimentações para bares e restaurantes em todo o estado, principalmente no litoral. A expectativa de elevação nas vendas é de 20% se comparado ao carnaval de 2022. Já para os bares e restaurantes, a expectativa de ocupação é de 50% acima de um fim de semana comum”, afirmou Marcos Andrade.
É preciso lembrar que no ano passado o Brasil ainda enfrentava os efeitos colaterais da pandemia, o que prejudicou severamente os festejos, muitas pessoas fizeram eventos familiares, com pouca concentração em blocos ou festas. Já neste ano, o turismo sergipano ganhará grande movimentação de visitantes, isso invariavelmente irá promover uma melhoria nas vendas do comércio como um todo, pois as famílias irão fazer festas, acontecerão bloquinhos de carnaval, os turistas irão visitar os pontos turísticos da cidade e uma grande soma de recursos irá ser amealhada pelos lojistas e empresas do turismo.
“Esse Carnaval certamente será melhor que o de 2020, que foi o último ano de grandes movimentações econômicas do turismo. Devemos lembrar que a pandemia só eclodiu de fato depois das festas daquele ano. Então, 2023 será de boas movimentações sim”, disse Marcio Rocha, cientista econômico da Federação.
*Livyan Holanda – Estagiária supervisionada