No próximo sábado, 28 de outubro, os entusiastas da astronomia terão a oportunidade de presenciar um espetáculo cósmico no litoral do Nordeste do Brasil. Um eclipse lunar parcial estará visível na região, e a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), sob a administração da Secretaria Municipal da Educação (Semed), se unirá à Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease) para proporcionar uma experiência única de observação.
O evento terá lugar a partir das 18h no piso superior do Calçadão da Praia Formosa, localizado no bairro 13 de Julho. Para os amantes da astronomia e curiosos, esta é uma oportunidade rara de testemunhar a interação celestial.
De acordo com Augusto Almeida, coordenador da CCTECA, o eclipse lunar estará em andamento assim que a Lua aparecer no horizonte de Aracaju. Este fenômeno será parcial, significando que uma parte da Lua passará pela umbra, a sombra mais acentuada da Terra, enquanto outra parte passará pela penumbra, uma sombra mais fraca.
O evento contará com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Guarda Municipal de Aracaju para garantir uma experiência segura e informativa. Augusto Almeida mencionou: “Durante o evento, colocaremos à disposição do público de quatro a cinco telescópios e uma TV LED onde serão fornecidas informações e simulações sobre o fenômeno, que poderá ser observado a olho nu e fotografado com celulares.”
A observação começará com a Lua parcialmente eclipsada e, em seguida, será possível observar o majestoso planeta Júpiter, que surgirá a Leste e abaixo da Lua. Além disso, o planeta Marte estará visível no céu, na direção da constelação de Aquário e acima da Lua, à medida que o Sol se põe.
O coordenador da CCTECA incentiva calorosamente a população a comparecer ao evento e aproveitar essa oportunidade única de entender e apreciar os fenômenos astronômicos. Ele ressaltou: “Embora a ocorrência de eclipses lunares seja relativamente frequente, sempre é uma grande oportunidade para que as pessoas compreendam mais o funcionamento do fenômeno, observem as crateras da Lua através de telescópio e possam tirar dúvidas e ter acesso a explicações corretas sobre os fenômenos astronômicos.”
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br