“No último feriado de Corpus Christi, já havíamos aberto o gripário para ver como seria o atendimento e avaliarmos a possibilidade de mantermos esse funcionamento nos demais finais de semana. Foram 180 atendimentos durante o feriadão e visualizamos que seria importante e, mais que isso, necessário, continuarmos com esse atendimento nos finais de semana do mês de junho, período em que as síndromes respiratórias são mais recorrentes e precisamos prestar maior suporte à população. Seguimos atentos às situações e com equipes preparadas para atender as pessoas”, destaca o secretário municipal da Saúde, João Vitor Burgos Mota.
A coordenadora da Rede de Atenção Primária (REAP), Anne Sousa, ressalta que o gripário é voltado para sintomas leves e/ou moderados de síndromes gripais. “As pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos, seguem sendo nossa principal preocupação porque são as que têm maior propensão a terem um quadro mais sensível. No entanto, qualquer pessoa que apresentar sintomas leves e moderados de doenças respiratórias pode se dirigir ao gripário. Casos de infecção aguda do sistema respiratório que acomete as vias aéreas superiores, como garganta e nariz, causando febre acompanhada de pelo menos outro sintoma respiratório, como tosse ou dor de garganta, serão tratados no local”, explica Anne.
Para ser atendido na unidade, cujo serviço é porta aberta, é indispensável apresentar um documento oficial com foto, a carteira do SUS e o comprovante de residência de Aracaju. O chamado gripário dispõe de salas de triagem e observação, farmácia, consulta de enfermagem e consulta médica. O Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal está localizado na rua Josué de Carvalho Cunha, 2191, bairro Coroa do Meio.