A Universidade Federal de Sergipe (UFS) divulgou na manhã desta quarta-feira (16) o resultado preliminar da votação para a escolha dos novos gestores da instituição para o mandato de 2025 a 2029. A chapa ‘UFS da Gente’, encabeçada pelo candidato a reitor André Mauricio e pela vice Silvana Bretas, obteve a maioria dos votos, totalizando 10.102 votos.
Em segundo lugar, ficou a chapa ‘Sou Mais UFS’, liderada pelo atual reitor Valter Joviniano, que alcançou 3.763 votos. A terceira posição foi da chapa ‘De Mãos Dadas Somos Mais Fortes’, liderada por Rosalvado, com 795 votos, e em quarto lugar ficou a chapa ‘Ensino e Liberdade’, do professor David Soares, com 212 votos.
A votação ocorreu de forma online entre 00h01 e 22h30 da terça-feira (15), contando com a participação de aproximadamente 30 mil estudantes, técnicos administrativos e docentes da UFS. Do total de votos, 14.872 foram válidos, enquanto 147 foram em branco e 39 foram nulos.
Prazos para recursos e divulgação do resultado final
Os eleitores e as chapas terão entre os dias 17 e 18 de outubro para interpor recursos sobre o resultado preliminar. O resultado final das eleições, junto com a lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação (MEC), será publicado na próxima segunda-feira (21), às 14h.
Quanto ganha um reitor da UFS?
De acordo com a UFS, o salário para o cargo de reitor é de R$ 14.686,79, enquanto o vice-reitor recebe R$ 12.277,25. No entanto, os eleitos podem optar por continuar recebendo o salário de professor, acrescido de 60% do valor do cargo de reitor, ou optar pelo salário integral do cargo de gestão.
A eleição para a reitoria da UFS é um momento importante para definir os rumos da instituição nos próximos anos. A participação expressiva da comunidade acadêmica demonstra o compromisso com o futuro da universidade.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.