Pular para o conteúdo
Com a chegada da Telemedicina na rede municipal, Aracaju aumenta oferta de especialidades médicas disponíveis

Com a chegada da Telemedicina na rede municipal, Aracaju aumenta oferta de especialidades médicas disponíveis

Com a implementação do Serviço de Telemedicina na rede municipal, a administração da Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou a gama de especialidades médicas disponíveis. Agora, os utilizadores têm a opção de escolher a consulta virtual nas áreas de Neurologia para adultos e crianças, Psiquiatria para adultos, Endocrinologia, Hematologia, Cardiologia, Pneumologia, Reumatologia e Nefrologia.

De acordo com a titular da pasta da Saúde em Aracaju, Waneska Barboza, o objetivo desta iniciativa é atender a uma demanda reprimida por certas especialidades médicas.

“A Secretaria Municipal de Saúde tem vindo a investir em tecnologia para otimizar os serviços e simplificar o acesso dos utilizadores. Já implementamos o registo eletrônico de saúde, o Portal da Saúde, o aplicativo Mais Saúde Cidadão e agora o Serviço de Telemedicina. A nossa meta é proporcionar uma assistência de saúde cada vez mais melhorada para os habitantes de Aracaju”, ressalta a gestora.

As consultas são realizadas em 39 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mas abrangem os utilizadores referenciados de todas as 45 UBSs, já que a marcação também está disponível para a unidade mais próxima ao utilizador. São disponibilizadas 2.000 consultas mensais e, para ter acesso, o paciente precisa de uma indicação médica, podendo escolher entre o atendimento presencial ou virtual.

Ao optar pela consulta virtual, a marcação é efetuada no sistema na unidade de origem do utilizador ou na mais próxima, para simplificar o acesso do paciente. No dia da consulta agendada, o paciente retorna à unidade básica. É necessário apenas assinar um termo de consentimento para a consulta a distância, no qual o paciente concorda em participar na consulta de telemedicina.

Telemedicina Por se tratar de telemedicina, para que a consulta seja possível, é necessário que existam elementos tecnológicos essenciais, como, por exemplo, acesso à internet, uma plataforma de comunicação segura e confiável que permita a realização de videoconferência, a troca de arquivos e que esteja em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ademais, o atendimento é confidencial e a privacidade do paciente é garantida. Antes de iniciar a consulta, o paciente é recebido na UBS por um profissional para realizar uma pré-consulta, durante a qual os exames que deseja mostrar ao médico são anexados.

Na pré-consulta, os sinais vitais do paciente são verificados, como peso, altura, pulso, respiração, temperatura e pressão. Essas informações são inseridas no registo eletrônico de saúde e, em seguida, o paciente é colocado em frente ao computador, com os equipamentos de câmera e som ajustados.

O paciente decide se o técnico de enfermagem pode ou não permanecer na sala durante a consulta. Após o término dessa consulta, o técnico de enfermagem fornece todos os documentos impressos e apresenta as orientações do médico da telemedicina.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter