Pular para o conteúdo
Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que obriga contratação de artistas locais em eventos financiados com recursos públicos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que obriga contratação de artistas locais em eventos financiados com recursos públicos

Câmara dos Deputados vota hoje projetos da Reforma Tributária e MP do ICMS

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados acaba de aprovar um projeto de lei que visa fomentar a valorização e participação de artistas locais em shows, eventos musicais e culturais financiados com recursos públicos. A medida propõe mudanças na Lei Aldir Blanc e na nova Lei de Licitações, estabelecendo critérios claros para a contratação de profissionais do setor artístico.

O projeto, que teve como base o PL 6465/19, do ex-deputado Roberto Pessoa, e os apensados PLs 2186/22 e 2962/22, foi aprovado por meio de um substitutivo apresentado pela relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO). O texto define artistas locais como aqueles que nasceram, vivem ou residem no município onde ocorre a apresentação.

Uma das alterações propostas pela relatora inclui a obrigatoriedade de estabelecer políticas de valorização do artista local na Lei Aldir Blanc, garantindo que a distribuição de recursos públicos contemple a diversidade étnica e regional, além de promover conteúdos locais.

A deputada Flávia Morais destacou a importância das propostas, afirmando que “as proposições têm em comum o mérito de incentivar a contratação de artistas locais para apresentação em eventos culturais financiados com recursos públicos, sendo assim capazes de promover importantes oportunidades de trabalho”.

O projeto de lei estabelece que o descumprimento da obrigação de contratação de artistas locais acarretará o dever de devolução integral dos recursos públicos recebidos. Essa medida visa garantir a efetiva implementação da política de valorização dos artistas locais, evitando desvios de finalidade na aplicação dos recursos públicos destinados à cultura.

A proposta seguirá agora para análise, em caráter conclusivo, pelas comissões de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter