O Ecoar Sergipe reuniu cerca de 300 profissionais da comunicação pública dos 75 municípios para capacitação e alinhamento com gestores, promovendo transparência na gestão pública estadual.
A comunicação pública em Sergipe deu um importante passo com a realização da primeira edição do Ecoar Sergipe, encontro voltado para equipes de comunicação dos 75 municípios sergipanos, realizado nesta sexta-feira, 18. O evento, promovido em parceria com o Governo de Sergipe, reuniu cerca de 300 profissionais, incluindo prefeitos, assessores de comunicação, jornalistas e servidores públicos, com o objetivo de capacitar, inspirar e atualizar quem atua diretamente nas administrações municipais.
O secretário de Estado da Comunicação, Cleon Nascimento, destacou em sua palestra a importância do alinhamento entre gestão e comunicação para garantir que as informações cheguem de forma transparente à população. “Comunicação não substitui gestão”, frisou, ressaltando que o assessor de comunicação deve trabalhar para fortalecer a identidade do gestor e atuar como parceiro na manutenção da credibilidade, além de ser fundamental no gerenciamento de crises. Para ele, essa relação deve ser constantemente alinhada para que o público receba uma comunicação clara e responsável.
O governador Fábio Mitidieri, embora não tenha participado do encontro por compromissos oficiais, reforçou a relevância da iniciativa. Segundo o secretário Cleon Menezes, o governador valoriza o Ecoar Sergipe, que está alinhado ao seu plano de governo, que prevê a recriação da Secretaria de Comunicação (Secom) como instrumento para aprimorar a comunicação pública no estado.
A presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Silvany Mamlak, também enalteceu o encontro. Para ela, a iniciativa integra a rede de comunicação dos municípios, fortalecendo Sergipe como um estado mais transparente e eficiente na prestação de contas das políticas públicas que impactam a população local.
O Ecoar-SE nasceu da parceria entre a Fames, o Governo de Sergipe, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Escola de Gestão Pública Governador João Alves Filho, com a proposta de profissionalizar a comunicação pública municipal e promover inovação e integração entre os profissionais de comunicação, marketing e gestão institucional.
Além do secretário Cleon Nascimento, o evento contou com palestras de nomes reconhecidos do jornalismo e comunicação pública, como Juarez Guedes, Helito Honorato, Nani Blanco, Marcelo Natalle, Marcolino Joe e Cícero Mendes, que compartilharam suas experiências e estratégias para o fortalecimento da comunicação governamental.
O Imprensa 24h acompanha de perto este movimento que reforça a importância da comunicação pública alinhada à gestão, contribuindo para a transparência, a participação social e o fortalecimento das políticas públicas em Sergipe.