A partir do momento que o cidadão se torna cliente, ele passa a ter uma conta de água, a ter direitos, além de trazer cidadania para a comunidade em que está inserido. Esse é um dos propósitos das ações que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) leva para a população, por meio de equipes da Diretoria Comercial e Financeira, do Setor de Cadastro e atendimento social, com a instalação das novas ligações de água, após colocação de rede de abastecimento. Com esse intuito, os moradores do Loteamento Paraíso do Sul, no bairro Santa Maria, em Aracaju, puderam participar de um mutirão referente a ligações de água e de cadastro no programa Tarifa Social, no sábado, 2.
A Deso, enquanto empresa pública e que tem como missão garantir a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a fim de oportunizar maior comodidade para a população local, fez o cadastro das ligações “in loco”. Com essas ações a Companhia promove o direito de acesso à água potável, e também contribui para a garantia do direito à cidadania, pois várias famílias ainda não possuem um comprovante de residência.
Para Aline Lima, coordenadora do atendimento social, a aceitação tem sido muito positiva. “As famílias estão procurando o cadastro e é importante alinharmos nossas ações com a Tarifa Social, especialmente nas comunidades com alto índice de vulnerabilidade social. As pessoas procuram o atendimento e preenchem o questionário socioeconômico com as informações básicas de sua condição socioeconômica e alguns critérios serão observados, como o de renda e de consumo de energia elétrica. O cenário no Santa Maria está acima da expectativa, pois temos observado uma grande procura pelo atendimento, então estamos bem satisfeitos com essa ação”, disse.
Programa Tarifa Social
O programa Tarifa Social é uma das atividades mais importantes da empresa, destinado a pessoas de baixa renda, que acontece por meio do cadastro do imóvel na categoria residencial social, compatível com o desconto nas tarifas de água e esgoto, de acordo com o consumo, limitado a 20m³, por um prazo de 24 meses, podendo este benefício ser renovado.
“Inicialmente as equipes de cadastro começaram a fazer o trabalho das vendas das ligações, mas por ser uma comunidade com alto índice de vulnerabilidade social, julgamos necessário aliar a Tarifa Social, a essa ação, para que a primeira fatura de água da família já tenha a possibilidade de ter o desconto dentro do programa. Então, as famílias que estiverem dentro dos critérios exigidos pela companhia para ter acesso ao benefício, já terão sua primeira conta de água com aplicação de desconto”, explica Aline.
Para Maria Daniele da Silva, dona de casa, moradora do Loteamento Paraíso do Sul, a ação é bem-vinda para os populares, diante da falta de acesso à água. “Antes não tínhamos água nas nossas torneiras, com essa visita da Deso, poderemos nos regularizar e a partir de agora termos água em casa. A nossa expectativa a partir de agora é que a situação vai mudar para melhor”, acredita.
Para Elenita de Deus, dona de casa, moradora da região, há mais de duas décadas que o local precisa dessa regularização. “A ação da Deso está sendo maravilhosa. Era muito sofrimento e pouca água. Chegamos até a tentar cavar um poço comunitário. Além disso, estou aderindo ao programa Tarifa Social, com a ajuda da empresa. Quero agradecer a todos que vieram até o nosso bairro para melhorar a nossa situação”, disse.
Para Priscila Hilário dos Santos, diarista, que reside no Santa Maria, a regularização traz benefícios. “Achei a ação bem positiva para os que querem estar regularizados, além dos descontos com o programa para o baixa renda que vem em momento de grande necessidade para minha família”, finalizou.