A Conferência Estadual da Juventude em Sergipe está marcada para o próximo dia 28, reunindo representantes do governo e da sociedade civil organizada no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju. O evento tem como objetivo definir as prioridades para a construção e execução de políticas públicas voltadas para o público jovem nos próximos anos. Com 220 delegados eleitos nas 20 etapas municipais, além das plenárias temáticas encerradas recentemente, a conferência abordará temas cruciais para a juventude sergipana.
Com o tema “Reconstruir no presente, construir no futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”, a conferência estadual examinará as 218 proposições apresentadas no documento-base, abrangendo os 11 eixos do Estatuto da Juventude. Entre os tópicos em destaque, estão Cidadania, Participação Social e Política, Educação, Profissionalização, Trabalho e Renda, Diversidade e Igualdade, Saúde, Cultura, Comunicação e Liberdade de Expressão, Desporto e Lazer, Território e Mobilidade, Sustentabilidade e Meio Ambiente, e Segurança Pública e Acesso à Justiça.
As conferências da juventude desempenham um papel crucial na mobilização de governos, instituições e sociedade civil para debater e criar caminhos que fortaleçam as políticas públicas. O Secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, destaca a importância desses eventos ao afirmar que “esse é um momento histórico que legitima a participação ativa dos nossos jovens nas decisões sobre os rumos políticos, econômicos e sociais do nosso estado e do país.”
A edição deste ano é ainda mais especial, pois comemora os dez anos da criação do Estatuto da Juventude, representando um marco na luta pela garantia dos direitos da juventude brasileira. Em Sergipe, a Superintendência Especial da Juventude, vinculada à Casa Civil, foi criada como um órgão de interlocução entre todas as secretarias do Estado, reforçando o compromisso do governador Fábio Mitidieri com o fortalecimento das políticas voltadas para a juventude.
Esta etapa estadual da conferência é precedida por 20 conferências municipais que elegeram os 220 delegados que agora debaterão os eixos e escolherão os 16 representantes de Sergipe para a plenária nacional, agendada entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília. Segundo a Superintendente da Juventude, Larissa Alves, a expectativa é que as propostas de Sergipe sejam amplamente representadas na etapa nacional, com um foco especial na questão do emprego, acesso aos espaços tecnológicos e a participação da juventude.
A participação ativa dos jovens foi incentivada desde as conferências municipais, com o objetivo de dar voz aos jovens que desejam participar dos debates e da construção de políticas públicas. A conferência estadual é restrita aos delegados eleitos nas etapas anteriores, visando aprofundar as discussões sobre as questões que afetam a juventude em Sergipe.
Ao reunir jovens de todo o estado para discutir temas relevantes e inseri-los no debate sobre o futuro político do país, a expectativa é que essas plenárias deixem um legado de união e construção coletiva em Sergipe, preparando a juventude para assumir um papel ativo na economia, na gestão de empresas e no desenvolvimento de potencialidades tecnológicas e sociais no estado.
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br