O Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF) deu um passo importante em direção à melhoria da gestão de resíduos sólidos na região, ao assinar um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) por meio da Agência Peixe Vivo. O acordo prevê o financiamento de infraestrutura para os espaços de tratamento de resíduos sólidos em vários municípios da região do Baixo São Francisco.
A iniciativa visa a captação de recursos financeiros para aprimorar a infraestrutura da Central de Triagem de Materiais Recicláveis e Unidade de Transbordo de Propriá, bem como a construção de pátios de compostagem. O CONBASF submeteu a proposta de projeto ao CBHSF, que passou por um rigoroso processo de análise e posterior aprovação.
O presidente do CONBASF, Flávio Dias, destacou a importância desse acordo para a região. “Uma das maiores dificuldades na execução da coleta seletiva e no tratamento adequado dos resíduos sólidos é a falta de recursos em gestão ambiental. Com este apoio, vamos proporcionar melhorias na infraestrutura dos espaços que operam o tratamento de resíduos sólidos”, enfatizou.
A superintendente do Consórcio, Anne Grazielle, explicou que o ACT contempla a reforma e adequação da Central de Triagem de Materiais Recicláveis e Unidade de Transbordo de Propriá, além da modernização dos galpões de triagem nos municípios de Capela, Monte Alegre e Canindé de São Francisco, bem como a construção de pátios de compostagem nos municípios de Telha, Monte Alegre, Capela e Neópolis.
Os centros de triagem, unidades de transbordo e pátios de compostagem desempenham papéis fundamentais no processo de coleta seletiva e tratamento de resíduos sólidos. A central de triagem é responsável por receber os resíduos coletados de forma seletiva, onde os materiais são classificados, separados e encaminhados para reciclagem, contribuindo para a redução do volume de resíduos destinados aos aterros sanitários.
Anivaldo Miranda, Coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, destacou a importância dessa parceria para o CBHSF. “A política de coleta seletiva e o tratamento de resíduos sólidos têm grande interface com a principal missão institucional do CBHSF, que é a gestão da quantidade e qualidade das águas do Velho Chico. Todas as iniciativas que resultem na diminuição da quantidade de lixo ou chorume que possa atingir as águas de superfície ou subterrâneas estão alinhadas com os objetivos e metas do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.”