Em um ambiente doméstico, as crianças tendem a se sentir à vontade para explorar, mas é fundamental que os pais e responsáveis estejam alertas para evitar acidentes. Acidentes domésticos podem envolver quedas, choques elétricos, queimaduras e intoxicação com substâncias de limpeza. De acordo com o Corpo de Bombeiros, algumas das situações mais comuns envolvem engasgos, quedas, choques elétricos e queimaduras, mas também há ocorrências de afogamentos em pequenos recipientes com água, como tanques, baldes e máquinas de lavar.
O subchefe da Assessoria de Comunicação da corporação, capitão Allan Santos, alerta para a importância de estar atento aos locais onde as crianças estão, especialmente a cozinha, que é propensa a acidentes devido à presença de fogões, produtos de limpeza, água fervente e óleo quente. “A cozinha é um ambiente perigoso para crianças, e é fundamental evitar que permaneçam nesse local, a menos que seja estritamente necessário, considerando as características da casa”, enfatiza o capitão.
Na cozinha, é essencial impedir que as crianças tenham acesso a utensílios afiados, como facas e garfos, que podem causar cortes graves. O capitão Allan Santos destaca que “crianças pequenas não devem manusear esses objetos, pois podem causar ferimentos sérios”.
Além disso, a segurança elétrica é um fator crítico. O capitão aconselha a utilizar protetores de tomadas disponíveis em lojas de utilidades para evitar que as crianças coloquem os dedos nas tomadas, prevenindo choques elétricos.
Em caso de situações que exijam a intervenção do Corpo de Bombeiros, a corporação pode ser acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) no número 190 ou diretamente no telefone 193, que é o contato direto com os bombeiros.
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br