Pular para o conteúdo
Corpo de Bombeiros recebe capacitação sobre atendimento ao público LGBTQIAP+

Corpo de Bombeiros recebe capacitação sobre atendimento ao público LGBTQIAP+

O Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+ promoveu, nesta terça-feira, 17, uma capacitação sobre o atendimento ao público LGBTQIA+ no Quartel do Comando Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). No encontro, os representantes do Centro apresentaram a atuação da unidade e expuseram questões vinculadas à intolerância religiosa e à intolerância junto à população LGBTQIAP+ aos militares da corporação.

A capacitação também detalhou conceitos de orientação sexual e identidade de gênero, além de apresentar expressões que não devem ser utilizadas para se referir às pessoas da comunidade LGBTQIAP+.

A coordenadora de Prevenção à Violência e à Criminalidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Abigail Souza, explicou que, com a capacitação, o Centro colabora com a formação dos operadores do Corpo de Bombeiros. “Trabalhamos a prevenção primária no conhecimento e atendimento aos grupos vulneráveis, dentre eles a população LGBTQIAP+, que são sujeitos de direito e, nesse aspecto, dentro do limite da legalidade, cabe a nós, operadores da segurança pública, proporcionar um trabalho de excelência a essas pessoas que devem ser tratadas com dignidade”, destacou.

O diretor de ensino do Corpo de Bombeiros, Douglas Morais, ressaltou que a capacitação acompanha as diretrizes do Governo Federal. “Desde o ano passado, a gente vem acompanhando essa iniciativa, e hoje a gente contou com o apoio da SSP que trouxe palestrantes especialistas para abordar o tema com qualidade. O nosso objetivo é fazer com que os militares da nossa corporação possam ter acesso à informação e possam tratar da melhor forma as pessoas destes grupos vulneráveis”, avaliou.

A aluna do curso de formação do Corpo de Bombeiros, Alannah Sena, considerou a capacitação positiva na preparação para o atendimento à população. “Já temos esse treinamento para, futuramente, quando nos tornamos soldados, a gente poder dar um atendimento melhor à sociedade. É importante a gente sempre estar tendo essa conversa. Esses cursos servem para avaliarmos nossos pensamentos, evoluirmos e, assim, conseguirmos tratar as pessoas da melhor maneira possível”, comentou.

A capacitação também contou com a participação do policial militar Helenilton Dantas, assistente social e coordenador do Centro; da graduanda de serviço social e estagiária do Centro, Mariana Soares; a agente de polícia e professora da rede estadual de ensino Abigail Souza, integrante do Centro; o escrivão de polícia Caio Almeida, especialista em Direito Público, também integrante da unidade; e o delegado Mário Leony, que possui experiência em Direitos Humanos e Gestão Estratégica em Segurança Pública.

Centro de Referência

O Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+ é um órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública (SSP). Ele foi instituído por meio da portaria nº 184/2021. O Centro é um instrumento de discussão de problemas e formulação de soluções para as causas das violências, assim como também para o desenvolvimento de uma rede protetiva pautada nos Direitos Humanos e na garantia do exercício pleno da cidadania.

A unidade desenvolve atividades nas áreas do Direito com orientações jurídicas, além de averiguações de denúncias; Psicologia, com atendimentos e orientações psicológicas; atendimento na área do Serviço Social; e emissão de carteira de identidade para o público LGBTQIAP+. O Centro atua promovendo a superação dos preconceitos pelo acesso à informação e garantido os direitos dos cidadãos.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter