Os quatro novos corredores do transporte coletivo da capital (Beira Mar/ Centro-Jardins/ Augusto Franco e Hermes Fontes), que passaram a funcionar no dia 11 de agosto, também podem ser utilizados pelas ambulâncias que transitam pela capital para atendimento de urgências, como acidentes de trânsito com vítimas. Após a realização de uma intensa campanha educativa e de ações de orientação para o pleno funcionamento dos corredores, a Prefeitura de Aracaju estendeu o prazo de adaptação até o dia 30 de setembro.
Além de beneficiarem os passageiros de transporte coletivo, reduzindo o tempo de viagem em torno de 20%, os corredores têm proporcionado fluidez para o deslocamento de ambulâncias, que precisam de agilidade e rapidez para prestar o devido socorro.
Os trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) têm tido uma boa experiência nos corredores, a exemplo de Alonso Cardoso, funcionário do Samu Sergipe. “Permitir que as ambulâncias, polícias e bombeiros também utilizem esses corredores em situações de emergência nos ajuda a reduzir o tempo de resposta e salvar vidas de forma adequada, para garantir a segurança e a prioridade no atendimento”, diz.
Quem compartilha de opinião semelhante é a da moto-socorrista do Samu, Thay Rabelo. “A via exclusiva para ônibus também é fundamental para os nossos veículos de urgência e emergência, facilitando nossos atendimentos e diminuindo nosso tempo-resposta”, destaca. Para David Anjos, condutor de veículos do Samu, as faixas exclusivas tiveram um impacto positivo, pois “melhoraram muito o tempo-resposta da chegada da viatura até o paciente”.
O objetivo da gestão municipal com os corredores de ônibus é priorizar o transporte coletivo e otimizar a operação do sistema para reduzir o tempo de deslocamento dos usuários. De acordo com o superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, durante os primeiros 30 dias foram realizados alguns ajustes importantes para que se chegasse ao cenário atual, de ampliação do respeito às regras de circulação nos corredores e às faixas de pedestres e lombofaixas, tornando o trânsito mais fluido e ágil.
Atualmente, além dos ônibus e ambulâncias, estão autorizados a circular nessas faixas táxis e veículos do transporte escolar. Condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres permanecem em fase de adaptação até o final deste mês, sem que sejam aplicadas penalidades/multas em caso de desrespeito às novas regras de circulação nos corredores de ônibus. Enquanto isso, a SMTT mantém as ações da campanha educativa, conscientizando os envolvidos no trânsito da capital para que possam, cada vez mais, entender as mudanças e respeitá-las.Instagram
Facebook
Twitter