Pular para o conteúdo
Cristiano Cavalcante comemora início da emissão das Carteiras de Identificação para Pessoas com Fibromialgia

Cristiano Cavalcante comemora início da emissão das Carteiras de Identificação para Pessoas com Fibromialgia

PMA outubro

O deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB), líder do Governo na Assembleia Legislativa de Sergipe, comemorou, em um pronunciamento realizado na manhã desta quinta-feira, 08, a publicação de um decreto que, além de regulamentar a Lei 8.750/2020, que trata da garantia do atendimento prioritário para pessoas com Fibromialgia, autoriza a emissão da Carteira de Identificação para Pessoa com Fibromialgia (Cipfibro), estabelecida através da Lei nº 9.261/2023, de autoria do parlamentar.

“Compartilho a notícia por reconhecer a importância da causa para as milhares de pessoas que sofrem com essa doença e que passam, por meio desse decreto que regulamenta ambas as leis, a ter o atendimento prioritário respeitado, lhes garantindo os direitos e garantias estabelecidas por lei, incluindo a facilidade no atendimento e mais qualidade de vida, principalmente diante das fortes dores características dessa doença”, explicou Cristiano

O processo para a emissão é simples: o paciente deverá apresentar documentos pessoais junto ao seu município, para que sejam feitas a avaliação e a confirmação da doença entre as documentações. Os documentos deverão ser inseridos em formato PDF pela plataforma Florence, incluindo: documento de identificação; fotografia no formato 3×4; laudo médico de especialista com Registro de Qualificação de Especialista (RQE), com indicação do Código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

Após avaliação e confirmação da doença, as informações serão encaminhadas para o Instituto de Identificação, para a emissão da Cipfibro. O documento terá a validade de 05 (cinco) anos, podendo ser renovado.

PIONEIRISMO SERGIPANO

Em seu discurso, o deputado também salientou um dado importante: Sergipe é a primeira Unidade Federativa a emitir o documento em nível estadual.

“Registro minha felicidade enquanto parlamentar por ter a oportunidade de criar esta Lei e acompanhado sua concretização, diante de sua importância. E agradeço, em nome de todos aqueles que serão beneficiados, pela sensibilidade do governador Fábio Mitidieri e do secretário Walter Pinheiro, diante da importância da pauta, tornando Sergipe o primeiro Estado da Federação a emitir o documento”, concluiu.

Da Assessoria

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter