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Cultura rock inspira o empreendedorismo em Sergipe

Cultura rock inspira o empreendedorismo em Sergipe

Imagem de boneco (action figure) de ícone do rock dentro de miniatura de cabine telefônica londrina ao lado de miniatura de guitarra
Casal cria loja voltada aos amantes do rock em Tobias Barreto e inaugura a segunda operação da marca em Aracaju

Desde a sua consagração mundial com o rei Elvis Presley na década 1950, o rock and roll influencia o jeito de vestir e a maneira de se comportar de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Muito mais que um tipo de música, esse estilo de vida também movimenta a economia mundial, especialmente no Ocidente, onde é considerado o gênero musical mais popular.

Até mesmo no país do samba e do forró, o rock n´roll desempenha importantes papeis cultural e econômico. O sucesso de grandes festivais como o Rock in Rio e de shows nacionais e internacionais como Titãs, Cold Play, Dire Straits Legacy, Paul Di’Anno e Noturnall, Deep Purple, dentre outros, exemplificam essa relevância.

Imagem de boneco (action figure) de Elvis Presley em quiosque no Shopping Jardins

Dia de rock, bebê!

É tanto que, em 1990, o Brasil instituiu o Dia Mundial do Rock, celebrado anualmente em 13 de julho. A data remete ao festival Live Aid realizado em 1985, simultaneamente, em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O evento reuniu bandas e cantores de rock em um grande manifesto de apoio à população etíope, assolada pela miséria.

Aliás, a crítica social sempre foi uma das marcas do gênero musical surgido nos Estados Unidos sob a influência da cultura negra. Não por acaso, as canções, as atitudes e o estilo de vida libertário da cultura rock influenciam o comportamento da população, especialmente a partir da juventude, e inspiram a criação de empreendimentos, produtos e bens culturais.

Imagem com bonecos dos integrantes da banda Kiss

My Rock

Ao longo dos anos, Sergipe viu nascer pubs, festivais e lojas embalados pelo ritmo contagiante de bandas como Karne Krua, Snooze, The Baggios, Mr. Skull e Cross Road. Seja na capital ou no interior, eventos como Rock Sertão, Rock no Coreto e Carnivoria colocam a cena rock sergipana em destaque.

Imagem do casal Eva Catarina e Joseilton Lima, criadores da My Rock

E foi com o coração pulsando na batida forte de The Who, Ozzy, The Cult, The Purple, U2, Iron Maiden, Silicium, Ode Night e Jack Flash que o casal Eva Catarina e Joseilton Lima decidiu transformar a paixão pelo metal, punk, gótico, dentre outras vertentes do gênero, em um empreendimento de sucesso. Há um ano, eles criaram a My Rock, loja multimarcas localizada no município de Tobias Barreto, a 132 quilômetros da capital sergipana. “Curtimos rock desde sempre e víamos a dificuldade de amigos que não tinham fácil acesso a roupas, produtos e acessórios de rock”, relata a empresária Eva Catarina.

O sucesso foi tanto que, em junho deste ano, os empresários inauguram a segunda operação da marca, desta vez, em Aracaju. No quiosque localizado no Shopping Jardins, o público de todas as idades encontra um diversificado mix de roupas, acessórios, action figures, canecas, objetos de decoração, presentes e itens colecionáveis.

“Aracaju está se tornando uma referência da cena rock no Nordeste, depois de Recife. Passamos a frente até de Salvador. O público cresce a cada dia e, no Shopping Jardins, circulam pessoas de todo Estado. Assim, podemos apresentar o rock até para quem ainda não conhece essa cultura. Muitas pessoas já ouviram as músicas, mas não sabem que são de artistas incríveis do rock”, destaca a empresária que já planeja expandir os negócios em breve, gerando emprego e renda para outras famílias.

Economia da Cultura

Dados do mais recente estudo do Observatório Itaú Cultural indicam que a economia baseada na cultura movimenta mais de 40 bilhões de dólares por ano no Brasil. Em 2020, o setor foi responsável por 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. De 2012 a 2020, a chamada Economia da Cultura e das Indústrias Criativas cresceu 78%, ou seja, 23 pontos percentuais a mais que o PIB brasileiro, que aumentou 55% no mesmo período.