A Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia tem como objetivo ampliar o trabalho em prol das pessoas com epilepsia e disseminar a importância do tema em âmbito nacional. Segundo a Organização Municipal de Saúde (OMS), a epilepsia atinge mais de 50 milhões de pessoas no mundo e carga de 3 milhões de brasileiros.
O convite à deputada foi feito no mês em que é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia. “Estou muito feliz em ter sido escolhida para representar a Assembleia do nosso Estado. Mas, ao mesmo tempo, sei que essa é uma grande responsabilidade, pois iremos tratar de assuntos de total interesse das pessoas com epilepsia. Então, me coloco à disposição para que juntos possamos debater, estudar e adotar medidas para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, declarou a deputada.
De acordo com Carminha, a epilepsia é uma doença que, apesar de atingir milhares de pessoas em todo o mundo, ainda é pouco debatida e é vista com um olhar preconceituoso. “A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro. O fato de gerar crises epilépticas causa estranheza e até mesmo preconceito por parte de pessoas que não entendem a gravidade que é a situação, por conta, muitas das vezes, de falta de informação. Por isso, é fundamental debater e informar a sociedade sobre essa enfermidade”, disse Carminha.