A deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos) recebeu com entusiasmo e alegria a nomeação para representar a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Epilepsia. A nomeação oficial para a Frente Parlamentar da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) de 2024 foi assinada pelo presidente da instituição, o deputado pelo Estado do Ceará, Sérgio Aguiar.
A iniciativa visa ampliar o trabalho em prol das pessoas com epilepsia e disseminar a importância do tema em âmbito nacional. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a epilepsia afeta mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, com cerca de 3 milhões de casos no Brasil.
O convite à deputada ocorreu durante o mês em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia. Carminha Paiva expressou sua satisfação e, ao mesmo tempo, sua responsabilidade diante desse importante papel: “Estou muito feliz em ter sido escolhida para representar a Assembleia do nosso Estado. Mas, ao mesmo tempo, sei que essa é uma grande responsabilidade, pois iremos tratar de assuntos de total interesse das pessoas com epilepsia.”
A deputada destacou a importância de debater e informar a sociedade sobre a epilepsia, uma condição que, apesar de comum, muitas vezes é mal compreendida: “A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro. O fato de gerar crises epilépticas causa estranheza e até mesmo preconceito por parte de pessoas que não entendem a gravidade que é a situação, por conta, muitas das vezes, de falta de informação.”
Carminha Paiva reiterou seu compromisso em contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas com epilepsia, promovendo a conscientização, o acesso ao tratamento e a redução do estigma em torno dessa condição neurológica. A iniciativa visa não apenas defender os direitos das pessoas com epilepsia, mas também oferecer apoio e soluções para suas necessidades específicas.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.