Gestores municipais se reúnem para discutir soluções para a adequação à legislação e destinação adequada dos resíduos sólidos, com apoio da deputada federal Delegada Katarina e da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames).
Na próxima segunda-feira, dia 11, uma parceria entre o mandato da deputada federal Delegada Katarina e a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) trará à tona um importante debate sobre a problemática dos resíduos sólidos no estado de Sergipe. O evento, que ocorrerá no auditório da sede da Fames, em Aracaju, a partir das 8h, visa encontrar soluções para a questão da adequação à legislação ambiental e a destinação adequada dos resíduos sólidos, cuja cobrança tem sido feita pelo Ministério Público.
Para a deputada federal Delegada Katarina, conhecida por seu viés municipalista e seu compromisso com a causa ambiental, é fundamental encontrar maneiras de cumprir a legislação sem prejudicar os municípios e os serviços oferecidos à população. Ela destaca a importância de somar esforços com os gestores municipais nesse debate, buscando soluções viáveis para a necessária adequação do processo de destinação dos resíduos. “Por isso fiz questão de colocar meu mandato à disposição desta causa e me somar aos gestores neste debate, que visa uma solução exequível e a necessária adequação do processo de destinação dos resíduos”, ressalta a deputada.
O presidente da Fames, Alan Andrelino, prefeito de Areia Branca, enfatiza que a destinação adequada dos resíduos sólidos é um desafio complexo, destacando a falta de infraestrutura e tecnologia adequadas para o tratamento e disposição final dos resíduos. Muitas regiões ainda dependem de aterros sanitários, e a gestão eficiente dos resíduos sólidos requer investimentos em infraestrutura, educação ambiental e políticas públicas que incentivem a redução, reutilização e reciclagem dos materiais descartados.
Nesse contexto, o apoio da deputada Katarina é fundamental para impulsionar a discussão sobre o tema e buscar alternativas viáveis. “A atuação política dela pode ser um importante catalisador para abordarmos o tema e buscarmos alternativas viáveis, através de projetos de lei, recursos públicos, campanhas de conscientização e parcerias com órgãos governamentais e a sociedade civil, para que juntos possamos implementar políticas públicas eficientes e criar a infraestrutura adequada para o tratamento, reciclagem e destinação adequada dos resíduos”, enfatiza Andrelino.
A ideia para a realização deste evento surgiu com a visita da vice-presidente da Fames, Silvany Mamlak, prefeita de Capela. Ela destaca a importância de contar com o apoio de um representante da bancada federal nesse esforço, uma vez que existem projetos de lei relacionados ao tema em tramitação em Brasília, além de outras iniciativas.


