A deputada federal Yandra Moura, representante da União, utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados para defender a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) por meio dos destaques de votação em separado para as emendas 04 e 24, propostas ao texto original da Medida Provisória 1147/2022.
A iniciativa do parlamentar tem como objetivo dar lucro ao segmento de eventos, que é fundamental para a economia brasileira, gerando milhares de empregos e sendo responsável por mais de 4% do PIB nacional. Em 2021, cerca de 530 mil eventos foram cancelados em razão da pandemia, gerados em uma perda de receita estimada em R$ 140 bilhões. No ano seguinte, os setores de turismo e eventos foram responsáveis por 14,36% dos empregos formais gerados.
Segundo Yandra Moura, a indústria hoteleira no Brasil sofreu duas perdas consecutivas em decorrência da pandemia. Porém, ela afirma que agora o setor está começando a se recuperar, graças à aprovação do Perse, que inclui a hotelaria entre os beneficiários do programa.
A Medida Provisória já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora será encaminhada ao Senado Federal. A defesa de Yandra Moura visa garantir a continuidade do Perse e contribuir para a retomada econômica do país.


