As estações do ano desempenham um papel crucial na gestão da água tratada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que se prepara anualmente para lidar com as variações climáticas sazonais e garantir o abastecimento em diferentes regiões do estado. No foco da atenção estão as áreas mais afetadas durante o verão, quando as temperaturas elevadas aumentam a probabilidade de estiagem, especialmente no sertão sergipano.
O superintendente de Sistemas Regionais de Água, Napoleão Gomes Barreto, destaca que a redução da carga de água é mais pronunciada nos poços artesianos e mananciais de captações superficiais, com exceção do Rio São Francisco. Durante o verão, aproximadamente 700 mil pessoas nas regiões do sertão e agreste são impactadas pela estiagem, o que demanda a implementação de estratégias para minimizar os efeitos da falta d’água.
Barreto explica que, além das condições climáticas, as ligações clandestinas representam um desafio significativo para a distribuição eficiente da água no sertão. O alto número de desvios compromete o percurso programado pela Deso, reduzindo o potencial de abastecimento. A produção atual de 3.280 metros cúbicos por hora é considerada suficiente, mas os desvios prejudicam a entrega nos locais de destino. Para combater essa questão, o aumento da fiscalização é uma medida adotada pela Deso, visando garantir o correto abastecimento.
Na região metropolitana, que engloba municípios como Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, a seca não é uma preocupação imediata. No entanto, durante o verão, o aumento do consumo de água devido ao calor é um desafio enfrentado. O Superintendente de Sistemas Metropolitanos de Água, Max Sampaio, destaca a importância do consumo consciente para evitar desperdícios.
A Deso realizou recentemente a Operação Sertão em diversas localidades, fiscalizando ligações de água irregulares e realizando ligações novas dentro da legalidade. A ação, que contemplou povoados como Ingassu, Junco, Canudos, Alto do Vincano e Borocotó, resultou na substituição de 32 hidrômetros, proporcionando serviços adequados e mais segurança para a população.
Em casos de emergência, a população pode entrar em contato com a Deso através das unidades da companhia, do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) mais próximo, ou pelos telefones 4020-0195 e 0800 079 0195. Além disso, é possível fazer solicitações pelos canais de atendimento digital da empresa, como a Agência Virtual e o Whatsapp (79 3142-3000).
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